sexta-feira, 22 de julho de 2011

BIBLIA O decálogo


 BIBLIA

  O decálogo

Gianfranco Ravassi 

“Decálogo” è o termo grego usado para definir aquelas “dez palavras” fundamentais que regem a moral bíblica, mas que contêm também os valores éticos gerais e naturais. Claro que o fato que essas “palavras” sejam Palavra de Deus comunidada sobre o Sinai, o monte da aliança entre o Senhor e Israel, dá ao decálogo uma qualidade religiosa radical, confirmada sobretudo pelo primeiro mandamento que tem três fórmulas: teológica (Não terás outros deuses…), pastoral (Não farás para ti ídolos nem alguma imagem…) e litúrgica (Não ti prostrarás diante deles e nem lhes servirás).

seqüência dos preceitos contém imperativos diretos e negativos, tais como: “não faças!”. Na verdade, este è um modo para sublinhar também o conteúdo positivo que essas leis possuem e assim podemos ver aa moral bíblica não unicamente como uma ética do proibido.

Poderíamos comentar o primeiro mandamento, sobre o qual todos os outros se apoiam, com as palavras do “Shema”, o “Ouve”, a profissão de fé que todo judeu tem dentro de si: Ouve, ó Israel: Iahweh nosso Deus è o único Iahweh” Portanto, amarás a Iahweh teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força (Deuteronômio 6,4-5).

segundo mandamento - não pronunciar em vão o nome do Senhor teu Deus -è mais do que a blasfêmia e condena a idolatria, sendo o ídolo uma coisa “vã”.Regeita-se, assim, toda degeneração religiosa. O sábado
terceiro mandamentoè o oásis espiritual do culto, no meio do período ferial: através dele se entra no repouso divino, a eternidade, e se descobre a harmonia com a criação e se exalta a liberdade. O quarto mandamento è a essência da vida social; isso è provado pela bênção que segue: no pai e na mãe, que são os fundamentos da família, espelham-se todas as relações sociais.

O “não matar” presente no quinto mandamento
 celebra, de modo positivo, o direito à vida. È claro que no Antigo Testamento existem excessões reguladas pela lei do Talião ou pelo “anátema”, o massacre sagrado, ou pelo pena capital. Será Cristo que recordará a radicalidade autêntica desse mandamento (veja mateus 5,21-22).

O “não cometer adultério”, sexto mandamento
, sublinha o direito aomatrimônio e propõe um uso humano e correto da sexualidade.

sétimo mandamento não só preserva o direito à propriedade, mas fala da liberdade pessoal. De fato, o “não roubar” tem a intenção de proibir o saquejocom o consequente sequestro de pessoas.

A verdade, principalmente em âmbito processual, fundamental numa sociedade de tipo oral, è o objeto do oitavo mandamento
, que ataca a “falsos testemunhos” nos processos.

Os dois últimos mandamentos acenam ao direito da propriedade familiar: entre os bens (casa, escravos, bois, burros) è colocada também a mulher, considerada, numa sociedade patriarcal e machista, um tesouro não só em sentido afetivo, mas também como produtora de filhos.

È este o sentido da incarnação da Palavra de Deus que não nos deixa esquecer os valores intrínsicos a fórmulas que muitas vezes são vinculadas à épocas históricas determinadas. O décalo permanece, de qualquer forma, como dizia o próprio Lutero, o melhor espelho no qual você pode ver aquilo que lhe falta e aquilo que deve buscar.

(Fonte: internet.)

Nenhum comentário: