sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CABALA DA ENCICLOPÉDIA CATÓLICA


O termo é usado agora como um nome técnico para o sistema de esotérico teosofia , que por muitas gerações desempenhou um papel importante, principalmente entre os judeus , após o início do século X da nossa era. É principalmente significa recepção, e, secundariamente, a doutrina recebeu por via oral tradição . Sua aplicação tem muito variadas no curso de tempo , e é somente a partir do século XI-XII, que a Cabala termo tornou-se o exclusivo apelação para o sistema de Judaico religioso filosofia que alega ter sido ininterruptamente transmitida pela boca dos patriarcas , profetas , presbíteros, etc, desde que o criação do primeiro homem .
As duas obras que os defensores deste sistema de tratamento como a exposição de autoridade de suas doutrinas são o Livro da Criação eo Zohar.

O Livro da Criação

Livro de Criação é um pequeno tratado, composto por seis capítulos subdivididos em 33 seções muito breve. É escrito emMishnic Hebraico , E é composta de oracular sentenças . Que professa ser um monólogo do patriarca Abraham , Que enumera as 32 ​​maneiras de sabedoria através do qual Deus produziu o universo , e que mostra, pela analogia o que é assumido para existirentre as coisas visíveis e as letras que são as sinais de pensamento, a maneira pela qual todos os emanou de Deus e é inferior a ele.

O Zohar

Zohar, ou o trabalho expositivo segundo a Cabala, tem justamente sido chamado de "Bíblia" do Cabalistas . Está escrito em aramaico, e sua porção principal é a forma de um comentário sobre o Pentateuco de acordo com a divisão deste último em 52 lições semanais. Sua Zohar título (esplendor de luz,) é derivado das palavras de Gênese 1:3 ("Haja luz") com a exposição de que ela começa. É um trabalho compilatory, no qual vários fragmentos de antigos tratados ainda pode ser notado. O que se segue é um breve relato do conteúdo principal - doutrinal , hermenêutica E teúrgica - do Zohar.

Doutrinária conteúdo do Zohar

Primeiro Mundo
Considerado em si mesmo, o Ser Supremo é o (En-Soph Endless, Infinito ) E, em certo sentido, o En (inexistente), pois existênciaestá na humano concepção uma limitação que como tal não deve ser baseada Dele. Podemos conceber e falar de Deus apenas na medida em que Ele se manifesta e, por assim dizer, realiza-se em ou através do Sephiroth.
  • Sua primeira manifestação foi por meio de concentração em um ponto chamado o primeiro Sephira - "O Coroa ", Como é chamado - o que é dificilmente distinguível do En-Soph de quem emana, e que se expressa na Bíblia pelo Ehieyeh (I am) A partir do primeiro. Sephira procedeu-se a potência masculina ou ativo chamado sabedoria, representada na Bíblia por Yah,e um oposto, ou seja, uma potência feminina ou passiva, chamado inteligência , E representada por Javé . Essas duas potências opostas são acoplados pela "Coroa", e, portanto, produz a primeira trindade da Sephiroth.
  • A partir da junção das tendências anteriores oposto emanou a potência masculina chamado amor , o quarto Sephira , Representada pela Bíblico El, ea feminina justiça , o quinto Sephira , Representada pela Elohah nome Divino. De-los novamente emanou a potência união, a beleza, o sexto Sephira , Representada na Bíblia por Elohim. E assim se constitui a segunda trindade da Sephiroth.
  • Por sua vez, beleza, vigas por diante o sétimo Sephira , A potência masculina, firmeza, correspondentes a Yahweh Sabaoth, e esta novamente produzido o esplendor potência feminina, representada por Elohe Sabaoth . Do esplendor emanou o nono Sephira , fundação , Que responde o nome El Divino-Hai e fecha a terceira trindade da Sephiroth.
  • Por fim, o esplendor envia reino , O décimo Sephira , Que envolve todas as outras e é representado por Adonai.
Estes dez Sephiroth são emanações do En-Soph , Formando entre si e com ele uma estrita unidade , Da mesma maneira como os raios que procedem da luz são simplesmente manifestações de uma e mesma luz. Eles são infinitos e perfeito quando o En-Sophtransmite sua plenitude a eles, e finito e imperfeito quando essa plenitude é retirado deles (Ginsburg). Em sua totalidade, eles representam e são chamados de arquétipos homem , Sem os quais a produção de mundos permanente era impossível. Na verdade, eles constituem o primeiro mundo, ou mundo das emanações, que é perfeito e imutável por causa de sua diretaprocissão a partir do Divindade .Mundos Segundo, Terceiro e Quarto
Emanada imediatamente a partir deste primeiro mundo é o mundo da criação , As dez Sephiroth de que são de uma potência mais limitado, e os substâncias dos quais são do mais puro natureza . Do mundo da criação procede o mundo da formação, com sua refinada menos dez Sephiroth, embora a sua substâncias ainda estão sem assunto . Finalmente, a partir deste terceiro mundo prossegue o mundo da ação ou de assunto , As dez Sephiroth de que são feitos de elementos mais grosseiros dos outros trabalhos.
Os Anjos
Desses mundos, o segundo, o de criação , É habitada pelo anjo Metatron, que governa o mundo visível, e é o capitão do hostsde bom anjos que em cada dez pessoas fileiras do terceiro mundo, o da formação. Os demônios ou maus anjos habitam o quarto mundo, o de ação , As regiões mais baixas do que constituem as sete salas infernal em que o demônios a tortura pobre mortais quem traiu em pecado nesta vida. O príncipe do demônios é Samael (o " anjo de veneno ou de morte "), ele tem uma mulher chamada Prostituta, mas ambos são tratados como uma pessoa , e são chamados de " Besta ".
Homem
Homem foi diretamente criado não por En-Soph , Mas pelo Sephiroth, e é a contrapartida da arquetípica homem . Seu corpo é meramente uma peça de roupa de sua alma . Como Deus , ele tem um unidade e uma trindade, sendo este último composto peloespírito representando o intelectual do mundo, a alma que representa o mundo sensível, eo vida representando o mundo material.Almas são pré-existentes destinado habitar em humano corpos, e submetido a transmigração até que finalmente eles voltam paraDeus .
Destino do Mundo
O mundo também Samael incluindo ele mesmo, vontade retorno em última instância - viz. no advento do Messias nasceu no final do dia - para o seio do Infinito Fonte. Em seguida, o inferno deve desaparecer e interminável bem-aventurança começar.

Conteúdo hermenêutica do Zohar

Todos esses esotéricos doutrinas da Cabala devem estar contidos no Hebraico Escrituras , No qual, porém eles só podem ser percebidas por aqueles iniciados em certo hermenêutica métodos. A seguir estão os três principais métodos de descobrir acelestial mistérios escondido sob as letras e palavras do Texto Sagrado :
  • Temurah (mudar) por meio do qual cada letra do Hebraico alfabeto é trocado com outro, de acordo com um processo definido, como quando Aleph, a primeira letra, torna-se Lamed pelo intercâmbio com o décimo segundo, o segundo, Beth,torna-se, Mem, o décimo terceiro, etc, ou como, quando a última letra leva lugar do primeiro, o penúltimo toma o lugar do segundo, etc;
  • o Gematriah (Gr. gemetria), que consiste na utilização dos valores numéricos das letras de uma palavra para fins de comparação com outras palavras, que dão as mesmas combinações de números ou similar: assim, em Gênese 49:10: "Shiloh vir" é equivalente a 358, que também é o valor numérico de Mashiah, de onde infere-se que Shiloh é idêntico ao Messias;
  • Notarikon ( Latin notarius), ou processo de reconstrução de uma palavra usando as iniciais de muitos, ou um sentençausando todas as letras de uma palavra simples como tantos iniciais de outras palavras, por exemplo, a palavra Agla é formado a partir das iniciais do Hebraico sentença : "Tu (arte) (a) Poderoso ( Deus ) para sempre. "

Teúrgicas conteúdo do Zohar

O elemento teúrgica, ou o último chefe do Zohar, não precisa de descrição longa aqui. Faz parte do que tem sido chamado a Cabala "prático", e fornece fórmulas por meio do qual o adepto pode entrar em comunicação direta com os poderes invisíveis e, assim, exercer autoridade sobre os demônios , natureza , Doenças, etc Em grande medida é a natural resultado do extraordinário significado oculto atribuído pela Kabbala as palavras do Texto Sagrado E, em particular para os Nomes Divinos.

Conclusão

É claro, o Livro de Criação não voltar para Abraham , Como tem sido afirmado por muitos Cabalistas . Sua atribuição por outros aRabino Akiba (D. AD 120) também é uma questão de controvérsia. Em relação ao Zohar, sua compilação é justamente se refere a um espanhol judeu , Moisés de Leon (d. 1305), enquanto alguns dos seus elementos parecem ser de uma antiguidade muito maior. Vários de seus doutrinas recall para mente os de Pitágoras , Platão , Aristóteles , o neo-platônicos de Alexandria , oOriental ou egípcia panteístas , e os gnósticos dos primeiros cristãos as idades. Suas especulações sobre a natureza de Deus e da relação com o universo diferir materialmente dos ensinamentos de Revelação .
Por último, decididamente não direito a ser considerado como um excelente meio para induzir a judeus para receber o cristianismo, embora este tenha sido mantido por Christian estudiosos como R. Lully , Pico della Mirandola , Reuchlin , Knorr von Rosenroth, etc, e apesar de destaque, tais Judaico Cabalistas como Riccio , Conrad , Otto , Rittangel, Jacob Franck , Etc, que abraçaram afé cristã , e proclamada em suas obras o grande afinidade de alguns doutrinas da Cabala com os do cristianismo .