sexta-feira, 13 de abril de 2012

As virtudes no Tarot (se lê TAROU)


As virtudes no Tarot

Justiça, do Classical Tarot
As virtudes. Elas são apontadas por Platão, como uma parte da vida humana que são os traços desejáveis para uma boa vida e um bom convívio com as pessoas. São a base para o que é Bom, Belo e Verdadeiro. E através das virtudes, o homem passam a ter uma vida sólida e próximas da Ética e da Estética.
As virtudes são amplamente descritas por diversos filósofos, em diferentes tempos e sociedades, e sempre se caracterizam pela força que dão à existência da humanidade.
De Platão aos filósofos cristãos, elas se descrevem e podem ter nomes que vão de Diligência à Vigilância.
No tarot, como um sistema imagético padronizado, mais ou menos entre os séc. XV e XVI, as virtudes se encontram representadas. A Força, A Justiça e a Temperança, conhecidas como as Virtudes Cardinais, estão inclusive próximas nos decks. E seus significados continuam presentes e mostrando sua importância no caminho do conhecimento pessoal.
Existe, porém, uma quarta virtude que não existe nominalmente no tarot. A Prudência.
Há quem diga que ela reside no Enforcado e que a suspensão dele nos aponta a paciência e a análise cerebral que a prudência pede. Porém, ao meu ver, essa não é uma discussão terminada.
Nesses anos, eu tenho percebido que virtude chama virtude. Quando uma delas aparece num jogo, numa leitura ou numa meditação, acabam por chamar as outras. Tenho a impressão que, quando passamos a viver com a regência da Justiça, por exemplo, ela chama nossa atenção para as outras e assim segue, para que possamos nos estruturar como pessoas. Que tenhamos vontade de viver (Força), que tenhamos a consciência de quem e como somos (Temperança) e assim possamos conhecer nosso lugar e nosso dever (Justiça).
E a Prudência? Bom, prudência, dinheiro no bolso e canja de galinha não faz mal a ninguém! Quero dizer, façamos o que façamos, que seja sempre bem pensado, cogitado, pesado e medido… Será que se fizermos isso olhando pela perspectiva do Enforcado, não estamos fazendo isso de um jeito paciente e tranquilo como não costumaríamos?
Virtudes para pensar.
Virtudes para viver. Para bem viver!