sexta-feira, 8 de julho de 2011

A RELIGIÃO

A RELIGIÃO

Quando se estuda a religião hitita, à luz dos textos de Boghaz - Keui (ou Koy), percebemos que a expressão "os mil deuses do país de Hati", que os escribas usam com frequência, não é mera hipérbole. A confusão do panteão hitita é inextricável.
A alta antiguidade não fazia distinção entre um país e seus deuses; quando um reino era anexado, os deuses do país vencido se integravam no panteão do vencedor. A origem desse modo de proceder era um sentimento complexo: conciliar as forças estrangeiras dos deuses alienígenas, não enfrentar a sua cólera e o desejo de captar, para seu proveito, as potências emanadas das divindades estrangeiras.
Desde a época de Eannadu, que reinou em Lagash nos pri­meiros séculos do III milenário, o norte da Mesopotâmia era conhecido sob o nome de Subaru; essa região engloba os futuros territórios da Assíria e do Mitâni, isto é, a região situada entre o Zagros e o Eufrates.
No panteão hitita-hurrita, os primeiros deuses que aparecem são mitanianos; seguem-se as divindades arianas e por último os deuses dos países vizinhos.
Os deuses mitanianos propriamente ditos são Tesup e sua companheira Hepa (Hebe ou Hepit); os arianos são: Nltra, Va­rona, Indra, Os Nasatia; os deuses dos países vizinhos são: Assur, Zababa, lsara (variedade da Istar babilônica), Anu, Antum, Enlil, Ninlil, Sin, Sarnas, Istar, Ea, Danquina, Nergal e Ninegal.
Os deuses proto-hititas são representados por Catisapi, Vase­zel, Tetesapi, Irbitiga, Santa, Tarunza, Suwasuna, Vandu Iasala.
Além dessas divindades, os hititas e hurritas cultuavam com grande empenho o Grande Deus e a Granqe Deusa. Vejamos o que nos dizem os textos sobre algumas dessas divindades.

Tesup e Hepa: Tesup é um deus elementar, deus dos cumes, do raio e da tempestade; secundariamente, da chuva generosa e da fertilidade; compara-se ao deus Adad, com o qual tem muitas afinidades. Hepa é sua companheira, deusa da fertilidade e da fecundidade, como Istar; com Tesup ela forma o par divino por excelência.
Isara, espécie de Istar, era representada pelo escorpião; nela os mitanianos viam a "Senhora do Juramento".
Anu era deus da Babilônia e de Sumer, divindade do céu.
Enlil, também deus babilónio, era o deus da terra.
Sin, deus-lua, também babilônio, era o senhor do juramento. Sarnas, lstar, deusa da fecundidade e da fertilidade e Ea tinham as mesmas funções e atributos que em Babilónia. Ninegal era divindade do mundo inferior.
Nisaba era a deusa dos cereais, uma espécie de Cères hitita.

Nenhum comentário: