segunda-feira, 11 de julho de 2011

MITOS E MITOLOGIA MITOLOGIA EGÍPCIA (Fonte:”Dicionario de mitologia”, de Tassilo Orpheu Spalding) O MITO DO NOME SECRETO DE RÁ

MITOS E MITOLOGIA
MITOLOGIA EGÍPCIA
(Fonte:”Dicionario de mitologia”, de Tassilo Orpheu Spalding)

O MITO DO NOME SECRETO DE RÁ

Um tratado de mágica do Novo Império nos refere como Ísis procedeu para conhecer o nome misterioso e Todo-Poderoso de Ré.
Ísis, que era mágica extraordinária, uma espécie de Circe egípcia, tinha conhecimento de tudo que vivia sobre a terra e de tudo que o céu continha. Uma coisa somente havia que ela ignorava: o nome secreto de Ré, cujo conhecimento permitiria à deusa apropriar-se de grande parte do poder do senhor do Universo. Para conseguir seu objectivo, Ísis usou de um estrata­gema. Recolheu um pouco de saliva da boca do rei, que estava muito velho e que a deixara cair, pois se babava lamentavelmente, e, misturando-a com terra, formou uma serpente. Depois a colo­cou no caminho que Ré costumava percorrer quando passeava pelos Dois Países. Como era de se prever, o deus pisou na serpente e esta o feriu no pé. Ré começou a sentir dores atrozes. Os membros da sua comitiva, ao ouvirem os gritos desesperados, acocreram em massa; entre eles achava-se Ísis. Fingindo que muito se admirava com o sucedido, perguntou a Ré a natureza do seu mal, e lhe declara que para tornar realmente eficaz o encantamento que pretendia fazer, era mister que o nome secreto, que o deus a ninguém queria revelar, fizesse parte da prática mágica. Ísis tanto insiste, a dor é tamanha que, por fim, o nome secreto é revelado. Logo Ré fica curado; mas Ísis dispõe doravante duma força tal que poderá até ofuscar a do próprio deus solar.

Nenhum comentário: