segunda-feira, 11 de julho de 2011

MITOS E MITOLOGIA MITOLOGIA EGÍPCIA (Fonte:”Dicionario de mitologia”, de Tassilo Orpheu Spalding) A TEOLOGIA TEBANA

MITOS E MITOLOGIA
MITOLOGIA EGÍPCIA
(Fonte:”Dicionario de mitologia”, de Tassilo Orpheu Spalding)

A TEOLOGIA TEBANA

Se o prestígio de Ptá é devido à elevação de Menfis a capital, sob o Antigo Império, com mais razão podemos acreditar que a rápida ascensão do deus tebano Amon sob o Império Médio é o resultado de conjunturas políticas.
Na origem, Amon era um dos elementos da Ogdoade hermo­politana, representando o Sopro que vivifica o Universo. Por razões que ignoramos, os príncipes da XI dinastia, depois de haverem restabelecido a unidade do país, adoptaram Amon como deus da sua residência.
Instalado na cidade de Tebas, ao lado do antigo deus local Montu, foi logo assimilado a Min, deus da Fecundidade, igual­mente adorado na região, e não tardou em se tornar o rei dos deuses ao mesmo tempo que o deus do Império.
Amon não tinha mitologia própria. Criaram-lhe, então, uma tríade: Mut ("Mãe") tornou-se sua esposa e como filho lhe deram o deus Consu (ou Conso), que comumente é apresentado como deus lunar.
Associaram-lhe, também, o deus Ré, o que explica o nome Amon-Ré; chegaram até a atribuir-lhe uma Enéade de treze mem­bros, à imitação de Heliópolis. Finalmente, sua afinidade com Hermópolis facilitou a introdução em Tebas da Ogdoade.
Bem se pode imaginar as complicações e confusões que essas assimilações trouxeram ao panteão tebano. Parece-nos, porém, que os teólogos não curavam de tais minúcias, acostumados que estavam a admitir combinações mitológicas comumente híbridas. Tanto isto é exacto que a doutrina oficial designava o deus dinás­tico com a apelação "Amon-Ré Rei dos Deuses, Senhor de Tebas". Isto equivale à confirmação de que o deus era o chefe indis­cutido do panteão e o deus do Império. Esse primado perma­neceu até o fim do paganismo.
Os gregos em Amon reconhe­ceram o seu deus supremo, Zeus, e deram a Tebas o nome de Dióspolis, "Cidade de Zeus".

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