segunda-feira, 11 de julho de 2011

MITOS E MITOLOGIA MITOLOGIA EGÍPCIA (Fonte:”Dicionario de mitologia”, de Tassilo Orpheu Spalding) AS PERSONIFICAÇÕES E OS GÉNIOS

MITOS E MITOLOGIA
MITOLOGIA EGÍPCIA
(Fonte:”Dicionario de mitologia”, de Tassilo Orpheu Spalding)

AS PERSONIFICAÇÕES E OS GÉNIOS

Os egípcios gostavam de personificar o que para nós seria pura abstracção. Essa tendência é responsável pelo grande número de personificações, para nós extravagantes, que enchem as narrativas mitológicas e os contos populares.
Maat, a ordem fundamental do Universo era uma personi­ficação que gozou sempre de grande prestígio. A Vontade Criadora foi personalizada em Hu; a Percepção, em Sia. Outros conceitos, como a Magia, o Poder, a Vista, o Ouvido, foram igualmente personificados. Toda a entidade geográfica era susceptível de se personificar. Assumia a forma de génio. Convém citar aqui, especialmente, os "Nilos", entidades bochechudas, que carregavam produtos ali­mentícios e vasos; personificavam ora o rio alimentador, fonte de vida e segurança, ora as partes do Egito (o Alto e o Baixo Egipto), ora as províncias do país. Distinguiam-se uns dos outros pela planta ou símbolo ou emblema que traziam na cabeça. Vêm representados, muitas vezes, nos plintos dos templos; são longas filas de Nilos que trazem ao deus local os produtos das diferentes circunscrições do país.

Nenhum comentário: