segunda-feira, 11 de julho de 2011

MITOS E MITOLOGIA MITOLOGIA EGÍPCIA (Fonte:”Dicionario de mitologia”, de Tassilo Orpheu Spalding) AS DIVINDADES E OS CULTOS POPULARES

MITOS E MITOLOGIA
MITOLOGIA EGÍPCIA

(Fonte:”Dicionario de mitologia”, de Tassilo Orpheu Spalding)

AS DIVINDADES E OS CULTOS POPULARES

Até agora mencionámos, em geral, as grandes divindades, com culto reconhecido e que ornavam os grandes e sumptuosos templos. Ao lado desses deuses "oficiais" havia os deuses meno­res, mais populares, cujos cultos vicejavam entre gente humilde, mas que contavam, também, adoradores entre as classes mais abastadas. Esses cultos tomaram incremento durante o Novo Império e nas épocas subsequentes. Assinalemos, aqui, algumas dessas divindades populares.
O deus Bes, que era representado, geralmente, sob a forma de anão disforme, com traços caricaturais e com a cabeça ornada com uma espécie de "cocar" de grande plumas, tinha o papel de afastar as influências perigosas. Era o protector das mulheres que se achavam em trabalho de parto; presidia à música e à dança; cuidava do sono e de tudo aquilo que dissesse respeito ao cuidado corporal.
A deusa Tuéris, cujo nome significa" A Grande", era figu­rada sob a forma de hipopótamo fêmea; seu papel apotropaico era posto em evidência através do atributo que sempre a acom­panha: o emblema que simboliza a protecção mágica; assistia as parturientes e presidia aos cuidados da toilette. Às vezes era assimilada à deusa Hator, como protectora das mulheres e das mães.
A serpente Renenutet (Termútis). tinha como principal fun­ção garantir colheitas abundantes; era especialmente adorada pelos agricultores. que colocavam sua imagem na orla dos cam­pos ou na entrada dos celeiros. Era, também, uma espécie de Parca egípcia; no momento do nascimento da criança, fixava-lhe o destino e assegurava sua completa realização.

Nenhum comentário: