sábado, 16 de julho de 2011

Os Signos, segundo Willian Lilly A Natureza, Descrição e Doenças significadas pelos doze Signos

Os Signos, segundo Willian Lilly
A Natureza, Descrição e Doenças significadas pelos doze Signos

AO ESTUDANTE DE ASTROLOGIA

Meu amigo, quem quer que sejas, que com tanta facilidade receberás o benefício dos meus duros estudos, e que pretendes prosseguir neste celestial conhecimento das estrelas, nas quais os grandes e admiráveis trabalhos do invisível e todo glorioso Deus são tão manifestamente aparentes.
Em primeiro lugar, considera e admira o teu Criador, e sê-lhe grato, sê humilde, e não deixes que qualquer conhecimento natural, não importando quão profundo ou transcendente, deslumbre a tua mente a ponto de a fazer negligenciar aquela Divina Providência, a cuja omnipresente ordem e determinação todas as coisas, celestiais e terrenas, devem o seu constante movimento; mas quanto mais o teu conhecimento for aumentado, mais deves engrandecer o poder e a sabedoria de Deus Todo Poderoso, e esforçar-te por preservar os seus favores, sabendo que quanto mais pio fores e mais próximo de Deus estiveres, mais puro será o julgamento que darás.
Acautela-te contra com o orgulho e a presunção, e lembra-te que há muito que nenhuma criatura irracional se atreve a ofender o homem, o microcosmo, antes o servindo e lhe obedecendo fielmente desde que ele se mantenha senhor da sua própria razão e das suas paixões, ou até que ele submeta a sua vontade à sua parte irracional. Mas, quando a iniquidade abunda e o homem entrega as rédeas aos seus próprios afec«tos, e desiste da razão, então todos os animais, criaturas e coisas evidentemente nefastas, se tornam rebeldes e desobedientes ao seu comando.
Sê fiel, Oh homem! ao teu Deus e aos princípios correc«tos, depois considera a tua própria nobreza e como todas as coisas criadas, tanto presentes como futuras, foram criadas por tua causa; por tua causa, Deus tornou-se homem; tu és essa criatura que, tendo conhecido Cristo, vive e reina acima dos céus, e se senta acima de todo o poder e autoridade. Com quantas preeminência, privilégios, vantagens te abençoou Deus? Tu estás acima dos céus através da contemplação, concebes o movimento e a magnitude das estrelas; tu falas com os anjos, até com o próprio Deus; tu tens todas as criaturas sob o teu domínio, e manténs os demônios em sujeição. Não desfigures a tua natureza, nem te tornes indigno de tais dons, nem te prives de tão grande poder, glória e bênçãos que Deus te atribuiu, afastando-te do seu temor, a troco da posse de alguns prazeres imperfeitos. Tendo considerado o teu Deus, e o que tu próprio és, enquanto fores servo de Deus, recebe agora instrução em como na tua prática gostaria que te comportasses.
No teu contato diário com os céus, instrui e forma a tua mente de acordo com a imagem da Divindade; aprende todos os ornamentos da virtude e sê suficientemente instruído nela; sê humano, educado, afável para com todos, de fácil acesso, não aflijas os miseráveis com o terror de um julgamento severo; nesses casos, dá-lhes a conhecer o seu duro destino gradualmente; diz-lhes que peçam a Deus que afaste os julgamentos que se aproximam; sê modesto, convivendo com homens sábios, educados e sóbrios, não ambiciones um patrimônio; dá gratuitamente aos pobres, tanto dinheiro como julgamento; não deixes que nenhuma riqueza terrena provoque em ti um julgamento errado, ou tal que desonre a arte ou esta divina ciência. Ama homens bons, estima aqueles homens honestos que sinceramente estudam esta arte.
Sê frugal ao dar julgamento contra o Estado em que vives.
Não dês julgamento sobre a morte do teu príncipe; eu sei contudo por experiência que "reges subjacent legibus stellarum".
Casa com uma mulher tua, alegra-te com o número dos teus amigos, evita a lei e a controvérsia; no teu estudo, sê "totus in illis" de forma que possas ser "singulus in arte"; não sejas extravagante ou desejoso de aprender todas as ciências, não sejas "aliquat in omnibus"; sê fiel, tenaz, não traindo os segredos de ninguém; não, ordeno-te, nunca divulgues a confiança em ti depositada por amigos ou inimigos.
Ensina todos os homens a viver bem, sê tu próprio um bom exemplo, evita as modas da época, ama a tua pátria natal; não repreendas nenhum homem, não, nem um inimigo; não te desapontes se falarem mal de ti, "conscientia mille testes"; Deus não deixa nenhum pecado sem castigo, nem nenhuma mentira sem vingança.
WILLIAM LILLY

A Natureza, Descrição e Doenças significadas pelos doze Signos
Carneiro

Qualidade - Carneiro é um signo masculino, diurno, cardinal, equinocial; de natureza fogosa, quente e seco, colérico, bestial, luxurioso, descontrolado e violento: a casa diurna de Marte da triplicidade do fogo, e do Leste.

Doenças - Todas as erupções cutâneas, pústulas, borbulhas na face, bexigas, lábio leporino, pólipos, lúpus, tinha, epilepsia, apoplexias, enxaquecas, dor de dentes, dor de cabeça e calvície.

Lugares - Onde rebanhos e gado pequeno pastam ou costumam estar, terrenos arenosos e montanhosos, um lugar de refúgio para ladrões, (como algum lugar não frequentado;) nas casas, o telhado, tecto ou o seu estuque, um estábulo de pequenos animais, terras recentemente tomadas, ou recentemente aradas, ou onde tijolos ou cal tenham sido queimados.

Descrição - Um corpo seco, não excedendo em altura, magro ou pequeno, mas de ossos robustos, e a parte dos seus membros fortes; o rosto longo; sobrancelhas negras, um pescoço longo, ombros largos, a compleição castanha escura ou morena.
Touro

Qualidades do Signo Touro - Touro é um signo terreno, frio, seco, melancólico, feminino, nocturno, fixo, doméstico ou bestial, da triplicidade da terra, e do Sul, a casa nocturna de Vénus.

Doenças - Escrófula, inflamações da garganta, quistos sebáceos, descargas de muco correndo para a garganta, amigdalites, abcessos nessa região.

Lugares - Estábulos onde estão cavalos, casas baixas, casas onde são guardados os utensílios do gado, pastos ou lugares de pastagem onde não existem casas perto, terrenos planos, ou onde os arbustos tenham sido recentemente arrancados, e onde o trigo e o milho são semeados, algumas pequenas árvores não muito distantes; nas casas, caves, salas baixas.

Forma e Descrição - Apresenta alguém de estatura baixa, mas cheia, forte e bem constituída, uma testa larga, olhos grandes, face grande, largo, ombros fortes, boca grande e lábios grossos; mãos grosseiras; cabelo preto áspero.

Gêmeos

Qualidade e propriedade de Gêmeos - É um signo aéreo, quente, úmido, sanguíneo, diurno, mutável ou bicorpóreo e humano; a casa diurna de Mercúrio da triplicidade do ar, ocidental, masculino.

Doenças - Ele significa todas as doenças ou enfermidades nos braços, ombros, mãos, sangue corrompido, veias inchadas, distúrbios mentais.

Lugares - Salas forradas a madeira, estuque e paredes de casas, os salões ou onde se costuma jogar. Colinas e montanhas, celeiros, armazéns para milho, cofres, arcas; lugares altos.

Descrição - Um corpo direito, alto, aprumado: tanto no homem como na mulher, a compleição sanguínea, não clara, mas obscura e morena; braços longos, mas muitas vezes as mãos e os pés curtos e muito carnudos; um cabelo escuro, quase negro; um corpo forte e ativo, um bom olhar penetrante cor de avelã, sensual, e de visão perfeita, de excelente entendimento, e inteligente nos assuntos mundanos.

 Caranguejo

Qualidade e propriedade de Caranguejo - Caranguejo é a única casa da Lua, e é o primeiro signo da triplicidade da água ou do Norte, é aquático, frio, úmido, fleumático, feminino, noturno, cardinal, um signo solsticial, mudo e lento de voz, fértil, setentrional.

Doenças - Ele significa imperfeições em todas as partes, ou no peito, estômago e mamilos; digestão deficiente, estômago frio, tuberculose, mucosidades salgadas, tosses podres, humores hidrópicos, úlceras no estômago, cancros que são sempre no peito.

Lugares - O mar, grandes rios, águas navegáveis; mas nos países interiores denota lugares perto de rios, riachos, nascentes, poços, caves nas casas, lavandarias, terrenos alagados, canais com juncos, carriços, bancos de areia, trincheiras, cisternas.

Forma e descrição - Geralmente uma estatura baixa e pequena, as partes superiores maiores que as inferiores, uma face redonda; doentiamente pálida, uma compleição esbranquiçada, o cabelo de um castanho baço, olhos pequenos, propensão para ter muitos filhos se for mulher.

 Leão

Qualidade e propriedade de Leão - Leão é a única casa do Sol, por natureza, fogoso, quente, seco, colérico, diurno, comandante, bestial, estéril, do Leste e da triplicidade do fogo, masculino.

Doenças - Todas as doenças das costelas e flancos, como pleurisia, convulsões, dores nas costas, tremores ou paixão do coração, violentas febres ardentes, todas as fraquezas ou doenças do coração, inflamações da vista, a peste, a pestilência, a icterícia amarela.

Lugares - Um lugar onde freqüentam animais selvagens, bosques, florestas, lugares desertos, lugares escarpados e rochosos, lugares inacessíveis, palácios reais, castelos, fortes, parques, nas casas onde o fogo é mantido, perto da chaminé.

Aspecto e Forma - Cabeça grande e redonda, olhos grandes abertos ou fixos, ou esbugalhados, visão rápida, um corpo grande e cheio, e é superior à estatura média, ombros largos, tronco estreito, cabelo amarelo ou dourado escuro e ele é mais encaracolado ou frisado, uma feição feroz, mas ruborizada, compleição altamente sanguínea, forte, valente e altivo.

 Virgem

Qualidade e Propriedade de Virgem - É um signo terreno, frio, melancólico, estéril, feminino, noturno, do Sul; a casa e a exaltação de Mercúrio, da triplicidade da terra.

Lugares - Ele significa um escritório onde os livros estão, um armário, uma leitaria, campos de milho, celeiros, casas de malte, montes de feno, ou de cevada, trigo ou ervilhas, ou um lugar onde o queijo e a manteiga são preservados e guardados.

Doenças - Lombrigas, gases, cólicas, todas as obstruções nos intestinos e nas veias da membrana que cobre o intestino, males nas tripas, enfermidades nos testículos, e doença no ventre.

Aspecto e Forma - Um corpo magro de altura média, mas decentemente composto; uma compleição morena ruborizada, cabelos negros, bem favorecido ou amável, mas não uma criatura bela, uma voz pequena e aguda, todos os membros tendem para o pequeno; um espírito arguto e circunspecto, ponderado e extremamente bem-falante, estudioso e dado à história, quer seja homem ou mulher; ele produz uma rara inteligência, se Mercúrio estiver neste signo, e a Lua em Caranguejo, mas um pouco instável.

 Balança

Natureza e Propriedade de Balança - Balança é um signo aéreo, quente e húmido, sanguíneo, masculino, equinocial, cardinal, humano, diurno, da triplicidade do ar, e ocidental, sendo a principal casa de Vénus.

Doenças - Todas as doenças dos rins, ou cálculos ou areias, infecções e doenças da região lombar ou dos quadris, úlceras nos rins ou bexiga, coluna fraca, corrupção do sangue.

Lugares - Nos campos ele representa terrenos perto de moinhos de vento, ou algum celeiro afastado ou arrecadação, ou serração, ou onde trabalham os tanoeiros, ou onde a madeira é cortada, encostas de colinas, cumes de montanhas, terrenos onde se pratica a falcoaria e a caça, terrenos arenosos ou cobertos de cascalho, ar puro, claro e penetrante; os quartos superiores numa casa, câmaras, sótãos, um quarto dentro de outro.

Aspecto e Forma - Personifica um corpo retilíneo bem composto, alto e mais delicado ou magro do que grosseiro; um redondo, encantador e belo rosto, uma cor puramente sanguínea; na juventude, não há abundância ou excesso quer de branco ou de vermelho, mas com a idade, há geralmente algumas borbulhas, ou uma cor muito intensa, o cabelo amarelado, macio e longo.

Escorpião

Qualidade e Propriedade de Escorpião - Escorpião é um signo frio, aquático, nocturno, fleumático e feminino, da triplicidade da água, fixo e Norte, a casa e alegria de Marte, feminino; geralmente ele representa homens argutos e falsos.

Doenças - Areias e cálculos nas partes secretas, bexiga, hérnias, fístulas, ou as hemorróidas no ânus, gonorreia, priapismos, tudo o que afeta as partes privadas tanto no homem como na mulher; defeitos na matriz.

Lugares - Lugares onde todo o tipo de animais rastejantes usam, como escaravelhos, etc. ou aqueles que não têm asas e são venenosos; jardins, pomares, vinhas, casas arruinadas perto de águas; terrenos lamacentos e pantanosos, lagos fétidos, atoleiros, pias, a cozinha ou despensa, lavandaria.

Forma e Descrição - Um físico corpulento, forte e robusto, a face um pouco larga ou quadrada, uma compleição morena terrosa, um cabelo baço e escuro, farto e encrespado; um corpo peludo, pernas um tanto arqueadas, pescoço curto, atarracado e firme.

 Sagitário

Qualidade e Natureza de Sagitário - Sagitário é da triplicidade do fogo, Leste, de natureza fogosa, quente, seco, masculino, colérico, diurno, mutável, bicorpóreo ou corpo duplo, a casa e a alegria de Júpiter.

Doenças - Rege as partes das coxas e nádegas no corpo do homem, e todas as fístulas ou feridas que caiem nesses membros, e geralmente denota sangue quente, febres pestilentas, quedas de cavalos, ou ferimentos vindos deles ou de bestas de quatro patas; também danos pelo fogo, calor e falta de moderação nos desportos.

Lugares - Um estábulo de grandes cavalos, ou cavalos para as guerras, ou uma casa onde geralmente grandes animais de quatro patas são guardados; ele representa nos campos, colinas, e os lugares mais elevados das terras ou terrenos que se elevam um pouco acima dos outros; nas casas os quartos superiores, perto do fogo.

Aspecto e Forma e Corpo - Ele representa um semblante bem parecido, uma face um tanto longa, mas cheia e ruborizada, ou quase como queimada pelo sol; o cabelo castanho claro, a estatura um pouco acima da média; conformidade nos membros, e um corpo forte e robusto.

 Capricórnio

Qualidade e Natureza de Capricórnio - Capricórnio é a casa de Saturno e é nocturno, frio, seco, melancólico, terreno, feminino, solsticial, cardinal, doméstico, quadrúpede, Sul, a exaltação de Marte.

Doenças - Ele possui o governo dos joelhos e todas as doenças relacionadas com esses lugares, tanto por distensões ou fracturas; denota lepra, a tinha, a sarna.

Lugares - Ele mostra uma casa de bois ou vacaria, ou onde os bezerros são guardados, ou instrumentos para o gado, ou onde a madeira velha é empilhada; ou onde se armazenam as velas dos navios ou materiais semelhantes; também redis de ovelhas, ou terrenos onde pastam ovelhas, terras devolutas, terrenos estéreis, cheios de arbustos e espinhosos; campos onde se amontoa o estrume ou a terra; nas casas, lugares baixos e escuros, perto do chão ou da soleira.

Físico - Geralmente corpos secos, não alto de estatura, face longa, magra e escassa, barba rala, cabelo preto, um queixo estreito, pescoço longo e fraco e peito estreito. Eu notei muitas vezes que quando Capricórnio estava a ascender, a pessoa tinha cabelo branco, mas na sétima sempre preto; eu entendo que a brancura provinha da natureza da família mais do que do Signo.

 Aquário

Natureza e Propriedade de Aquário - Aquário é um signo aéreo, quente e húmido, da triplicidade do ar, diurno, sanguíneo, fixo, racional; humano, masculino, a principal casa de Saturno e a casa onde ele mais rejubila; ocidental.

Doenças - Aquário governa as pernas, tornozelos e todo o género de enfermidades que incidem nesses membros, todos os gases melancólicos coagulados nas veias, ou perturbando o sangue, cãibras, etc.

Lugares - Lugares com colinas ou irregulares, lugares recentemente cavados, ou onde há pedreiras, ou quaisquer minerais tenham sido desenterrados; nas casas, os telhados, beirados ou as partes superiores; vinhas, ou perto de alguma pequena nascente ou fonte.

Aspecto e Forma - Apresenta um corpo atarracado, grosso, ou alguém de corpo forte e composto, não alto; face longa, compleição sanguínea; se Saturno que é o senhor desta casa, estiver em Capricórnio ou Aquário, a pessoa tem cabelo preto e compleição sanguínea, com dentes tortos; de outra forma, eu tenho observado que a pessoa tem uma compleição clara, branca ou loura, e cabelo cor de areia, ou muito dourado, e uma pele muito pura.

 Peixes

Propriedades e Qualidades de Peixes - Peixes é um signo da triplicidade da água, Norte, frio, húmido, fleumático, feminino, nocturno, a casa de Júpiter e a exaltação de Vénus, bicorpóreo, mutável ou de corpo duplo, um preguiçoso, efeminado, doentio, ou representa alguém sem acção.

Doenças - Todas as doenças dos pés, tais como a gota, e todas as deficiências e dores que incidem nesses membros, e geralmente eczemas, sarna, tinha, furúnculos, erupções cutâneas, bolhas e úlceras procedentes de sangue putrefacto, constipações e doenças húmidas.

Lugares - Ele apresenta terrenos cheios de água, ou onde há muitas nascentes e muitas aves, também lagos de peixes, ou rios cheios de peixe, lugares onde tenham existido eremitas, fossos em torno das casas, moinhos de água; nas casas perto de água, como de algum poço ou bomba, ou onde a água permanece.

Aparência - Uma estatura baixa, mal composto, não muito decente, uma face bastante grande, compleição pálida, o corpo carnudo ou inchado, não muito direito, mas encurvando um pouco a cabeça.

Texto extraído do livro Christian Astrology, William Lilly - Londres, 1647
Tradução parcial do capítulo XVI
Tradução da versão inglesa por Paulo Alexandre Silva, DMA
Postar um comentário