segunda-feira, 20 de junho de 2011

Omolu / Obaluaê


Omolu / Obaluaê

dia da semana: segunda-feira

cores: preto, branco, vermelho

símbolos: cajado (xaxará), búzios.
elemento: terra

plantas: cuféia (sete sangrias), erva-de-passarinho, canela de velho, quitoco. Zínia, cravo de defunto.
animais: cachorro

metal
chumbo, barro

comida
pipoca, bife acebolado, bolinhos de milho, acaçá, olubajé. Banana da terra.
bebidaágua, vinho tinto

sincretismo
São Lázaro (17.12) e São Roque (16.8).
domínioa terra, as epidemias, a morte.
o que fazcastiga com doenças, mas também cura os males.
quem éo Médico dos Pobres e o Senhor dos Cemitérios.
característicasreservado, solitário, simples, trabalhador, serviçal, depressivo, doentio.
quizília: claridade, sapos

saudação: Atotô!
onde recebe oferendas: no cemitério (geralmente no Cruzeiro).
riscos de saúdedoenças de pele e problemas nas pernas e coluna.
presentes prediletosvelas, charutos, suas comidas e bebidas preferidas.
observaçãoo nome de Obaluaê às vezes é usado especificamente para o Omolu jovem, que é mais agressivo; Omolu é o nome mais usado para o Omolu velho, mais introvertido.
lendas:
(1)                 
Por causa do feitiço usado por Nanã para engravidar, Omolu nasceu todo deformado. Desgostosa com o aspecto do filho, Nanã abandonou-o na beira da praia, para que o mar o levasse. Um grande caranguejo encontrou o bebê e atacou-o com as pinças, tirando pedaços da sua carne. Quando Omolu estava todo ferido e quase morrendo, Iemanjá saiu do mar e o encontrou. Penalizada, acomodou-o numa gruta e passou a cuidar dele, fazendo curativos com folhas de bananeira e alimentando-o com pipoca sem sal nem gordura até que o bebê se recuperou. Então Iemanjá criou-o como se fosse seu filho.

(2) 
Omolu tinha o rosto muito deformado e a pele cheia de cicatrizes. Por isso, vivia sempre isolado, se escondendo de todos. Certo dia, houve uma festa de que todos os Orixás participavam, mas Ogum percebeu que o irmão não tinha vindo dançar. Quando lhe disseram que ele tinha vergonha de seu aspecto, Ogum foi ao mato, colheu palha e fez uma capa com que Omolu se cobriu da cabeça aos pés, tendo então coragem de se aproximar dos outros. Mas ainda não dançava, pois todos tinham nojo de tocá-lo. Apenas Iansã teve coragem; quando dançaram, a ventania levantou a palha e todos viram um rapaz bonito e sadio;e Oxum ficou morrendo de inveja da irmã.
(3) 
Quando Obaluaê ficou rapaz, resolveu correr mundo para ganhar a vida. Partiu vestido com simplicidade e começou a procurar trabalho, mas nada conseguiu. Logo começou a passar fome, mas nem uma esmola lhe deram. Saindo da cidade, embrenhou-se na mata,onde se alimentava de ervas e caça, tendo por companhia um cão e as serpentes da terra. Ficou muito doente.Por fim, quando achava que ia morrer, Olorun curou as feridas que cobriam seu corpo. Agradecido, ele se dedicou à tarefa de viajar pelas aldeias para curar os enfermos e vencer as epidemias que castigaram todos que lhe negaram auxílio e abrigo.

(Fonte-web:http://www.pallaseditora.com.br/omolu.php)

Nenhum comentário: