segunda-feira, 20 de junho de 2011

OXOSSI


OXOSSI

Orixá da caça, rei das matas e florestas. Atua para Prosperidade e saúde mental. É o grande patrono do candomblé brasileiro


Elemento: florestas e ar.
Personalidade: intuitivo e emotivo.
Símbolo: rabo-de-cavalo, chifre de boi, Arco e flecha.
Dia da semana: quinta-feira
Astro regente: Mercúrio.
Cor: Verde ou azul claro (Candomblé). Também vermelho e branco (Umbanda).
Metal: Cobre, latão e ferro (Brasil). Madeira (África)
Flores: Antúrio vermelho, hibisco vermelho, palma vermelha
Velas: Azul claro; verde; branca e vermelha ou branca.
Oferendas: milho branco e amarelo, peixe de escamas, arroz, feijão e abóbora
Doces: Papa de milho.
Frutas: Coco, abacaxi.
Comida: Milho cozido com coco; abóbora moranga, mandioca.
Bebida: Vinho doce, licor de caju e água de coco.
Ervas: Erva doce, jaborandi, cabelo de milho, eucalipto macho, guiné caboclo, capim limão.
Sacrifício: bode e galo avermelhados e porco
Sincretismo: São Sebastião
Dia de comemoração: 20 de Janeiro
Pedras: Quartzo verde, esmeralda
Local da oferenda: Matas e florestas
Saudação: Okê Oro

(fonte: internet)


 ORAÇÃO A PAI OXÓSSI


OKIARÔ OXOSSÍ ! OKÊ OKÊ
Senhor das matas e da vida silvestre, neste momento, Pai, sou sua flecha .
Sou a força do seu arco, sou tudo o que é, a agilidade, a sabedoria. Faça de
mim, soberano caçador, uma pessoa de sucesso, e que haja fartura em minha casa.
Dê a mim sabedoria para agir, paz para construir meus ideais, força para
seguir sempre.
Oxossi, rei das matas, da lua, do céu azul, que seja eu leve como o pássaro
que voa, livre como o cavalo que corre, forte como o carvalho na mata,
directo como a sua flecha.
E que eu vença e seja feliz sempre. !!!


OXOSSI

OXOSSI= SÃO SEBASTIAO

COR= VERDE

AMALÁ: 7 velas verdes e 7 brancas, a mesma bebida de Ogum, 7 charutos, peixe com escama de água doce ou uma moganga bem assada com milho dentro coberto com mel, fitas verde e branca. Local de entrega na entrada da mata. obs.: a mesma de ogum.

ERVAS (Banho de descarrego): Malva Rosa – Mil Folhas – Sete Sangrias – Folhas de Aroeira – Folhas de fava de Quebrante – Folhas de Samambaia – Folhas de Palmeira – Folhas de Laranjeira- Erva Cidreira – Folhas de Jurema – Folhas de Maracujá – Folhas de Palmito – Folhas de Abacateiro

Oxóssi, ou Oxoce, na Umbanda é patrono da linha dos caboclos, uma das mais ativas da religião. É um Orixá caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo, é o médico, cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso.
 O Orixá Oxóssi é tão conhecido que quase dispensa um comentário.
Mas não podemos deixar de fazê-lo, pois falta o conhecimento superior que explica o campo de atuação das hierarquias deste Orixá regente do pólo positivo da linha do Conhecimento. O fato é que o Trono do Conhecimento é uma divindade assentada na Coroa Divina, é uma individualização do Trono das Sete Encruzilhadas e em sua irradiação cria os dois pólos magnéticos da linha do Conhecimento. O Orixá Oxóssi rege o pólo positivo e a Orixá Obá rege o pólo negativo. Oxóssi forma com Obá a terceira linha de Umbanda Sagrada, que rege sobre o Conhecimento. Oxóssi irradia o conhecimento e Obá o concentra. Oxóssi estimula e Obá anula.
  Oxóssi vibra conhecimento e Obá absorve as irradiações desordenadas dos seres regidos pelos mistérios do Conhecimento. Oxóssi é vegetal e Obá é telúrica. Oxóssi é de magnetismo irradiante e Obá é de magnetismo absorvente. Oxóssi está nos vegetais e Obá está em sua raiz, como a terra fértil onde eles crescem e se multiplicam. Oxóssi é o raciocínio arguto e Obá é o racional concentrador. Oxóssi é a busca, é a procura, é a curiosidade, é o movimento contínuo na evolução dos seres na apresentação de novos conhecimentos, de novos horizontes, etc.
Simbolicamente representamos Oxóssi com sete setas, que são as sete buscas contínuas do ser. Oxóssi expande, irradia e impele os seres.

(Fonte: internet. Bibliografia: “O CÓDIGO DE UMBANDA”, Obra psicografada por Rubens Saraceni, Editora Madras.)



ORAÇÃO AO PAI OXÓSSI

Meu pai Oxóssi!
Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o oxigênio necessário á manutenção de nossas vidas durante a passagem terrena, inundai os nossos organismos coma vossas energia, para curar de nossos males!
Vós que sois o protetor dos caboclos, dai-lhes a vossa força, para que possam nos transmitir toda a pujança, a coragem necessária para suportarmos as dificuldades a serem superadas!
Dai-nos paz de espírito, a sabedoria para que possamos compreender a perdoar aqueles que procuram nossos Centros, nosso guias, nossos protetores, apenas por simples curiosidade, sem trazerem dentro de si um mínimo da fé.
Dai-nos paciência para suportarmos aqueles que se julgam os únicos com problemas e desejam merecer das entidades todo o tempo e atenção possível, esquecendo-se de outros irmãos mais necessitados!
Dai-nos tranqüilidade para superarmos todas as ingratidões, todas as calúnias!
Dai-nos coragem para transmitir uma palavra de alento e conforto aqueles que sofrem de enfermidades para quais, na matéria, não há cura!
Dai-nos força para repelir aqueles que desejam vinganças e querem a todo custo magoar seus semelhantes!
Dai-nos, enfim, a fossa proteção e a certeza de que quando um caboclo, num gesto de humildade, baixar até nós, ali estará a vossa vibração!


(fonte: internet. Autoria desconhecida)


 

 PRECE A OXÓSSI

Oh caçador! Guerreiro de uma única flecha. Rei das Matas, Rei da Umbanda. Pai da Inspiração e da Esperança, daí-me as bênçãos da prosperidade e inspira-me os pensamentos do bem.
Ajuda-me no sustento da minha fé; a fim que possa cumprir com minhas obrigações e meus deveres neste mundo.
Indica-me com sua flecha sagrada os verdadeiros caminhos da prosperidade.
OKÊ, ARÔ!
BAMBI Ô CLIM
OXOSSI.

Nenhum comentário: