quarta-feira, 5 de outubro de 2011

EXU


EXU
Mensageiro entre os humanos e os demais orixás. Sem Exu, nada se faz. Seus domínios são as encruzilhadas, onde ele está sempre pronto para levar recados e petições. Gosta de cachaça, farofa de azeite de dendê e de galo preto. Trocista, gozador e pregador de peças, seu gênio fez com que fiéis de outros credos imaginassem que ele é uma entidade demoníaca. Por conta disso, o culto aos orixá no Brasil também tem sofrido perseguições sem conta. Sua insígnia é o obé-fará, espécie de tridente de ferro. Suas cores são o vermelho e preto e o dia de seu culto é a segunda-feira
Imagens retiradas do livro "Os Deuses Africanos no Candomblé da Bahia" de Caribé


Imagens retiradas do livro "Os Deuses Africanos no Candomblé da Bahia" de Caribé

3 comentários:

Anônimo disse...

Oh! Sempre! Benditos! Sempre! Todos os Exús (desde os de: 1º Grau até aos de 7º Grau, especialmente, e desde os: Pagãos, Castiços, Espadados, Cruzados, Batizados, Coroados, principalmente), que me ajudaram e/ou me ajudam! Sempre! Laroiê! Sempre! Malê! Sempre! Agradecimentos, Gratidões, Graças (Felizmente), Eterna, Infinitamente, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, que eu tenha (bons, ótimos, excelentes): Astúcias, Forças, Poderes: demais, por tempo demais, a mim! Sempre (Demais, Definitivamente)! Mesmo! Sempre a meu favor (e Nunca contra mim)! Assim Seja (Amém, Oxalá, Tomara)! Sempre (Mesmo)! Assim Se Faça (Faça-Se)! Sempre (Mesmo)! E, Nanja (Mesmo) Se Desfaça! Axé, Axé, muito Axé!...

Anônimo disse...

Oh! Benditos! Sempre! Exus: Marabo (Barabo, Baraba, Maraba), Bara Agelu, Deus Put Satanakia! Sempre! Benditos Exus: Marabo (das 7 Encruzilhadas, das Almas, das Matas, da Calunga, Do Cruzeiro, Toquinho, Cigano)! Sempre! Bendito: Exu Marabo (Senhor das 7 Cabaças, e Senhor do Dendê)! Sempre! Laroie (Mojuba, Pavana, Alupo, Lalupo, Alupnade, Saravá)! Sempre! Male! Sempre! Agradecimentos (Agradecido), Gratidões (Grato), Graças (Felizmente), Eterna, Infinitamente, por tudo de: bom (bem, ótimo, excelente), a mim! Sempre! Peço-Vos, que eu tenha (bons, ótimos, excelentes): Poderes, Espertezas, Proteções: demais, por tempo demais, a mim! Sempre! Em breve, logo, agora! Mesmo! Assim Se Faça! Assim Seja! Amém! Axe, Axe, muito Axe!...

Anônimo disse...

Oh! Bendito! Sempre! Exu Marabo! Sempre! Laroie (Mojuba, Pavana)! Sempre! Male! Sempre! Axe!