quarta-feira, 15 de junho de 2011

Bruxaria Gardneriana Ou - BTW


Inegavelmente a palavra  “Wicca”  caiu em domínio público e atualmente designa uma enorme quantidade de cultos pagãos que nenhuma relação possuem com aquilo que, inicialmente,  foi estabelecido por Gerald Gardner.  Mesmo porque a palavra “Wicca” surgiu muitíssimo depois e até hoje existem divergências a respeito de quem e quando usou a palavra para referir-se à religião das bruxas.

Muitos bruxos tradicionais atualmente, estão voltando a utilizar a palavra Wica (como soletrada por Gardner) para referir-se à British Traditional Witchcraft, que inclui os  “Gardnerianos”,  Alexandrinos,  Roebuck, etc.,  para separarem-se definitivamente do atual movimento pagão eclético, que seguramente não compartilha quase nada tradicional,  nem mesmo nossa  teologia e liturgia.

Torna-se muito, complicado dentro dos meios iniciáticos tradicionais, definir para um público totalmente leigo quais os fundamentos da BTW,  uma vez que os juramentos de silêncio e segredo o exigem.  Mas podemos, superficialmente, informar que o que hoje é conhecido como  “Wicca”  foi originalmente uma religião estabelecida por Gerald Gardner nos anos 40/50 do século passado,  com sua mitologia, teologia, ritualística, prática e história específicos.  Assim sendo,  consideramos wicano alguém que cultua e honra uma Deusa da Lua e das Estrelas e um Deus de Chifres das florestas selvagens e do Submundo.  Como em toda religião teísta,  o modo como nossos Deuses são cultuados é importante e nossa experiência com os Deuses vivos é resultado direto do conhecimento necessário para se acessar a Egrégora.

Desse modo,  quem estiver cultuando Deuses que não são deuses cósmicos e não são a Deusa da Lua e o Deus da Morte e do Submundo,  não estará praticando  “Wicca”,  mas qualquer outro culto pagão eclético.  E isso pode ser observado na literatura publicada, nos sites e listas de discussão da Internet, onde não-wiccanos, tais como os cultuadores feministas da deusa e outros pagãos que seguem crenças e práticas “wiccanas” publicadas,  deturparam até mesmo as fronteiras da própria definição da religião.

Portanto, Gerald Gardner e algumas de suas Altas Sacerdotisas, estabeleceram, nos anos 40/50,  as diretrizes, os mitos, a teologia, a liturgia, etc.,  da religião.  Podemos então dizer que GBG foi o “fundador”  da religião e como em qualquer outra religião,  todas as pessoas que surgem e entram nela posteriormente, seguem os princípios estabelecidos pelo fundador, pois o nome já diz: seguidores.

Por “fundador” não queremos insinuar que GBG tenha inventado a religião.  Queremos mostrar que ele simplesmente estabeleceu quais os fundamentos a serem seguidos, e quais os procedimentos que não seriam seguidos.  Alguns extremistas fanáticos, usando o nome da nossa religião,  insinuam que a  “Wicca de hoje não é mais a mesma de Gardner”,  uma afirmação totalmente destrutiva e que procura demolir as fronteiras da religião para atender a interesses pessoais.  Quem não pratica mais aquilo que Gardner fazia, não está praticando “Wicca” e nem é wicano.  É apenas alguém iludido com o ecletismo deturpado e extremista que, como praga daninha,  tomou conta da mídia.

Bruxaria Tradicional Britânica é uma religião estabelecida, cujos princípios e sistema são estruturados e estabelecidos, dispensado qualquer tipo de adulteração.  Trata-se de uma religião iniciatória, na qual só se entra e se torna sacerdote após passar por uma iniciação dada por um outro sacerdote, numa transmissão iniciatória ininterrupta desde Gerald Gardner.  Quem não possui linhagem iniciatória desde GBG,  não é wicano,  é um pagão eclético seguindo algumas práticas claramente wicanas,  mas que fogem totalmente da definição coerente de Wica:  Uma religião iniciatória e de Mistérios (cujo âmago está na imanência e na transcendência),  sacerdotal,  duoteísta,  mágica e uma religião de evolução, com uma teologia, liturgia e práticas específicas.

A confusão a respeito da definição de Wica foi muito bem explicada por Fred Lamond na lista FutureCraft:

“A palavra ‘Wicca’ é usada de três modos diferentes na Inglaterra, América do Norte e Alemanha.  Na Inglaterra trata-se do sistema iniciatório estabelecido por Gerald Gardner (que chamava o seu sistema de ‘bruxaria’) e depois por Alex Sanders.  Na América,  o termo  ‘Wicca’  é usado como um eufemismo para ‘bruxaria’,  ao ponto de sistemas totalmente diferentes como a magia Faerie de Victor Anderson ser chamada algumas vezes de  Faerie ‘Wicca’,  e o sistema de Starhawk ser mencionado como um ramo da ‘Wicca’.  Os alemães usam ‘Wicca’  de um outro modo,  como  ‘Culto Pagão à Deusa’.”

Nenhum comentário: