quarta-feira, 15 de junho de 2011

Responsabilidade Wicca



Será que alguém ainda sabe o que é isso ?   Qual a importância, a profundidade da responsabilidade ?   Responsabilidade tem que caminhar lado a lado com a liberdade.  Para ser livre você tem que ser responsável e se você não quer responsabilidade acabará perdendo a liberdade.
É um fato conhecido que todos neste mundo querem ser livres,  mas ninguém quer ser responsável.  As pessoas vivem transferindo a responsabilidade para os ombros alheios,  mas quando isso acontece estão também jogando na lata do lixo a própria liberdade.


É interessante que em qualquer segmento da vida humana, tanto religioso, social, profissional, etc.,  são as pessoas que escolhem seu caminho e a maioria das pessoas acaba criando um inferno particular.


Conheço muita gente que quer ser sacerdote, quer ser wicano.  Perseguir esse efeito sem se comprometer com as causas é a loucura da mente, e deve ser por isso que muito poucos conseguem se tornar sacerdotes.  A semente é a causa da existência da árvore, mas as pessoas querem olhar para a árvore sem olhar para a semente.  É triste.  Sempre tenho dito:  sempre olhe para a causa.  Se você consegue ver o efeito, a causa está lá, inserida no contexto.  Resultados, o que chamamos efeito,  jamais podem acontecer se não se olha para a causa.  As pessoas querem obter o efeito,  mas não querem dar importância para a causa e isso é o que faz a mente ordinária, aquela mente estúpida que acredita que pode obter um fato sem conseqüências.


Isso deve ser devido ao fato de que todos querem ser livres, mas temem a liberdade.  Quando alguém me diz que quer liberdade,  eu já olho desconfiado.  Isso é puro papo furado, porque na verdade o que as pessoas querem é viver na dependência.


Nossa religião é uma religião de indivíduos, ou seja, dos que realmente se encontraram com suas responsabilidades e se tornaram livres.  Não somos um divã de analista no qual as pessoas se deitam confortavelmente e vomitam toda aquela droga,  mas sem assumir nenhuma responsabilidade por si mesmos.  São essas pessoas que despencam sob o que chamamos de “seleção natural”  e finalmente se vão com as mãos vazias.


Isso se deve ao velho hábito de se fingir de morto, enquanto as coisas acontecem  “lá fora”.  Alguém tomará a responsabilidade, mesmo porque a grande maioria não tem capacidade nem mesmo de ser responsável pela própria vida.  Fingem que são, representando uma peça teatral bizarra, projetando máscaras na tentativa de enganar aos outros,  e pior,  a si mesmos.


Infelizmente, hoje em dia, a palavra compromisso virou um palavrão.  Quem quer se comprometer ?  Todos querem ser dependentes,  porque na dependência existe conforto, o mesmo conforto da morte, mas ainda um conforto.  Nem mesmo nas relações  de amor existe mais qualquer compromisso !   As pessoas se prendem muito nas palavras, mas o que tem importância são as ações.  A insegurança é uma droga, e por causa disso ninguém quer se comprometer,  mesmo tendo assumido um compromisso.  Patético,  inconsistente,  totalmente contraditório.  A maioria das pessoas vive em contradição e então onde está a liberdade ?


Realmente tudo isso é um desperdício. Conheço muita gente que possui potencial, mas o crescimento desse potencial nunca acontece porque eles nunca conseguem segurar o timão.  Estão eternamente esperando que alguém o segure para eles.  Para mim isso é vegetar, nunca viver.  Mas esse medo e falta de coragem para dar o salto, para cair de cabeça nas profundezas e ser participativo,  ter algo a ver com o processo, fazer parte dos resultados,  bota tudo a perder.


Curtir o desejo por coisas grandes sem se comprometer é como viver no mundo dos sonhos.  Mas tal mundo é irreal.  Só é preciso ter a coragem, mesmo porque você não é paraplégico.  Apenas tenha coragem, porque a única coisa necessária é um pequeno instante para dar o salto.

Nenhum comentário: