quarta-feira, 15 de junho de 2011

Por que as Pessoas Odeiam Btw?


Os americanos sempre tiveram um relacionamento de amor e ódio com sociedades secretas e bem documentadas como a franco maçonaria, particularmente no século XIX..  Franco maçons eram acusados das coisas mais horríveis.  Até a qualidade de membro em uma loja maçônica ou em uma das outras organizações (Odd Fellows, por exemplo) era ansiosamente procurado. Durante a Guerra Civil Americana, muitos maçons fixaram um emblema maçônico no peito de seus uniformes, tanto do Norte como do Sul.

Existem políticas envolvidas em algumas áreas.  Eu me lembro de um livro sobre a espiritualidade das mulheres que discorria em muitos detalhes sobre quão mortificado estava o autor e seu grupo por descobrir que seus belos rituais foram escritos  por aquele  “velho pervertido, Gardner.”  Eles os substituíram por uma forma de ritual que eu identifiquei facilmente como sendo de Aleister Crowley...

Muito poucos dos que tem esse ódio tomam nosso segredo e reserva das nossas práticas internas como uma negação de acesso para o que eles acreditam deveria ser extensamente disponível.  Eles nos tomam como sendo um bando de elitistas de material sagrado,  algo como uma classe de uma elite de clube social,  como aqueles que limitam a admissão apenas a um certo grupo social.

A origem dessa visão particular surgiu nos anos 60 e 70, quando muitos de nós estavam furiosos com qualquer tipo de elitismo social, e eu acho que essa mentalidade transbordou sobre a Arte.

Isso e um desencanto geral com qualquer coisa que seguisse uma Tradição.  Isso era equivalente a...  bem,  cumplicidade com as instituições e seguir regras cegamente.  Nós éramos muito anti regras naqueles dias.

As afirmações dessas pessoas estenderam-se em duas direções. A Arte é hierárquica.  Eles não gostam de hierarquia.  O fato de nós seguirmos rituais determinados e caminhos iniciatórios nos reduziu freqüentemente  à condição de que nós  “formamos bruxos que expulsam pessoas”.

Alguns condenam em voz alta a Arte tradicional porque nós temos uma maneira certa e uma maneira errada de fazer as coisas. Eles nos consideram arrogantes ou esnobes se nós sugerimos que não está certo combinar elementos discrepantes e usá-los como foco em seus rituais.

Entretanto, alguns de nós (lembrando que nós somos todos humanos, com a mesma distribuição de defeitos da população geral) éramos esnobes.  Eu conheci um sacerdote NROOGD que tinha estado afastado da comunidade desde 1980 – ele estava desencantado naquele tempo.  Ele tinha um monte de coisas horríveis a dizer sobre wiccanos. Eu creio que ele ficara desconfortável depois do ritual que nós realizamos ao descobrir que eu era wiccano,  e tive que ouvir tudo o que ele tinha para dizer.

Em alguns lugares, é só dizer que é tradicional para alguém depreciar a Wicca. Essa é uma “tradição” que eu espero que nós consigamos quebrar.

___________________________________________________________________


Não é engraçado ?  As pessoas que nos criticam por seguir uma tradição estabelecida, com o que eles chamam de “modelo rígido”,  são as mesmas que continuam seguindo um modelo rígido de comportamento totalmente ultrapassado,  irracional nos dias de hoje.  Pelo menos nós sabemos de onde vem as Tradições que seguimos.  E eles ?  É realmente hilário.


Nenhum comentário: