quarta-feira, 15 de junho de 2011

Questões confusas dos Pantões Wicca.


Wica é uma religião duoteísta.  Ela está centrada no culto da Deusa da Lua e do Deus de Chifres.  Isso quer dizer que na Wica existem duas divindades supremas, acima de todas as outras, e se por acaso alguém vir essas divindades como iguais a todos os outros deuses, isso deixará de ser duoteísmo e conseqüentemente não será mais Wica.  O que torna a Wica uma religião é o seu duoteísmo centrado nos gêneros das polaridades.  Na verdade, se um sacerdote tomar a Deusa da Lua e o Deus de Chifres da religião celta e elevá-los ao lugar de divindades supremas, teremos o duoteísmo wiccano.  Não estou querendo dizer que a Wica é uma religião celta. Ela não é.  E também não estou dizendo que como wiccanos não podemos cultuar outras divindades ou trabalhar magicamente com elas.  Só estou afirmando que nossos deuses tem que ocupar o lugar supremo em nossa teologia, metafísica, ritualística, e dentro de cada um de nós.  Outras divindades são vistas apenas como aspectos de nossa Senhora e de nosso Senhor.  É isso que duoteísmo significa.  Que cultuamos  na Wica o Deus de Chifres e a Deusa da Lua acima de todas as outras divindades, e que nenhuma outra divindade pode ser cultuada como igual,  no mesmo patamar.

Existem muitas divindades nos diversos panteões que não são divindades da lua e por isso nem todas as deusas desses panteões são necessariamente deusas wiccanas.  Wica é duoteísta e tem dois deuses específicos: uma Deusa da Lua e um Deus de Chifres.  Qualquer ritual de Wica deve cultuar nossas duas deidades, mesmo que sejam honradas com diferentes aspectos, tais como o Rei do Carvalho e o Rei do Azevinho, por exemplo, ou ritos nos quais a Deusa seja cultuada em seu aspecto triplo.

Atualmente, muitas pessoas quebraram o fundamento duoteísta wiccano, ao colocar uma divindade feminina numa posição superior. É por isso que se torna urgente e necessário estabelecer definitivamente as fronteiras e os limites do que seja  “Wicca”.

De qualquer modo, se alguém tomar divindades do panteão grego, por exemplo,  eles deverão ocupar o lugar principal no panteão e não serem divindades menores.  Um bom exemplo, é Pã e Selene.  Pã é um deus de chifres e Selene uma deusa da lua, mas não ocupam o lugar principal no panteão. Assim, cultuá-los não poderá ser visto como Wica.  Será algum tipo de paganismo helênico tradicional.  Mas Wica é que não é.  E isso se dá com qualquer outro panteão, seja celta, grego ou romano.  Se uma pessoa realiza um ritual para Morrigham, Athena, Ahura Mazda, Yemanjá, ou seja lá o que for,  isso será uma espécie de monismo.  Nunca duoteísmo, e portanto não se trata de Wica.  Porque se uma pessoa  segue uma religião duoteísta, isso quer dizer que ele ou ela cultua dois deuses específicos acima de todos os outros, sendo que na Wica trata-se do Deus de Chifres e da Deusa da Lua.

Nenhum comentário: