quarta-feira, 15 de junho de 2011

Novamente O que é Wicca.

O que é Wica ?

“Wicca” é uma palavra anglo-saxã originalmente aplicada a um dos ramos do antigo clero pagão. A palavra é a ancestral da moderna palavra “witch”, e muitos wiccanos chamam a si mesmos de bruxos (witches) e usam “witchcraft” como um nome alternativo para sua religião. Em termos da Arte, antes de 1960 somente os bruxos tradicionalistas ingleses usavam esse nome, e nós ainda cremos que esse termo só pertence a nós. Mais recentemente,  “Wicca”  tem sido usado para um imenso número de reconstruções e revivalismos pagãos e suas práticas.
Embora nos anos recentes, a diversidade das pessoas que chamam a si mesmos de wiccanos fizessem uma imensa confusão no meio da Arte, alguns pontos gerais podem ser colocados:  Todos os wiccanos cultuam uma deusa; cultuam também um Deus;  todos conduzem rituais dentro de círculos mágicos;  realizam seus ritos na Lua Cheia e nos 8 Sabás; todos acreditam em alguma forma de magia;  todos precisam ser iniciados por sacerdotes investidos.

O Que é Wica Tradicional Inglesa ?

British Traditional Wica (BTW) é o nome que damos aos wiccanos que receberam (via linhagem iniciática) e mantém um corpo estabelecido de conhecimento e práticas, passadas de geração em geração. Os mais conhecidos dentre eles, são os Gardnerianos, separados em ramos ingleses e americanos.
Alexandrinos, Mohsians e (Califórnia) Central Valley Wica também são ramos tradicionais ingleses.

Qual a Diferença entre BTW e outras pessoas que chamam a si de wicanos ?

Outras pessoas que se denominam wicanos não possuem a linhagem iniciática mencionada acima.   Além disso, as seguintes feições de BTW podem não estar presentes em outros caminhos que se denominam wicanos:

- Os membros formam pequenos grupos (3 a 13), chamados “covens” e são liderados por uma Alta Sacerdotisa e/ou um Alto Sacerdote.
-  Há uma cerimônia formal de iniciação que inclui um juramento solene de nunca revelar determinados segredos a estranhos.
-  Iniciados são proibidos de cobrar dinheiro por iniciações e treinamentos dentro da Arte dos Sábios.
-  Há normalmente 3 graus ou níveis de iniciação, chamados “Sacerdote/Isa”, “Alto sacerdote/Isa” e “Elder”.  Alguns confundem isso, chamando líderes de covens de Elders, ao invés de “Alto sacerdote/Isa”.

Por que uma pessoa não pode se auto-iniciar na BTW ?

Para um wicano tradicionalista, auto-iniciação é uma contradição. Para nós o ritual de iniciação é realizado não apenas para assinalar uma dedicação individual de servir aos deuses, mas trata-se de uma admissão na comunidade de BTW.

Como  posso obter mais informação sobre Wica tradicional ?

Aqui neste Fórum existe grande quantidade de informação sobre tradições, linhagens e covens.

Por que a Wica tradicional é secreta ?

Certamente por várias razões, entre elas a recusa em mostrar quem são nossos membros sem sua permissão, devido a discriminação e violência que ainda existem.  Wicanos podem escolher tornarem-se públicos, mas nós não fazemos tal escolha por eles.
Nós não discutimos o que acontece na iniciação e nos ritos de elevação de grau, porque uma iniciação funciona melhor quando acontece como uma surpresa para a pessoa que está sendo iniciada, já que isso é totalmente necessário para uma verdadeira iniciação.
Os rituais do coven são e devem ser intensamente emocionais e experiências profundas.  Isso não pode acontecer sem um forte sentimento de segurança e privacidade que seria impossível se essa atividade não fosse secreta.

Chama-se a Wica tradicionalista de “Tradição de Mistérios”. O que isso significa ?

“Mistério”, num sentido religioso, significa que os segredos da religião e o êxtase da prática espiritual não podem ser explicados, mas vivenciados. Como uma Tradição de Mistérios, a Wica possui tais significados.  Existem determinados fundamentos na iniciação que nos proíbem de revelá-los para pessoas não iniciadas.
Por que a Wica Tradicional é secreta a respeito da magia ?

Por uma razão simples;  nós acreditamos que nossos métodos de fazer magia certamente funcionam e podem ser perigosos em mãos erradas.  Magia é regida pela universal Lei de Causa e Efeito, o que quer dizer que para cada ação há uma reação.  Assim, só falamos de magia para pessoas que nós iniciamos, ou seja, pessoas responsáveis. Iniciados devem estar prontos para aprender e precisam ter um entendimento claro da ética wiccana.

Por que todos os membros da Wica Tradicional são chamados de Sacerdotes e Sacerdotisas ?

Na Wica Tradicional, qualquer um que estiver presente a um ritual é um participante, e não um observador. Mesmo que o ritual seja conduzido por uma Alta Sacerdotisa e/ou Alto sacerdote, todos no Círculo tomam parte ativa. Tem havido muita confusão  sobre esse ponto, porque em outras religiões o sacerdote realiza os ritos para leigos, que são observadores passivos.

A Wica Tradicional é hierárquica ?

Perfeitamente.  Cada coven é conduzido por uma Alta Sacerdotisa e/ou  Alto Sacerdote. Em alguns casos somente a Alta Sacerdotisa pode fazê-lo. Em todos os grupos, líderes sempre surgem,  mesmo em grupos que se denominam igualitários.  Em nosso meio, a liderança é formalmente conferida para os que tem mais conhecimento, experiência e a responsabilidade para formar e/ou manter um grupo.  É uma forma de controle da qualidade.  Se nós queremos que a Arte sobreviva e floresça, devemos ter lideranças responsáveis.
Os que devem tornar-se líderes são escolhidos por suas habilidades e comprometimento.  Isso leva mais ou menos de 3 a 5 anos  de  estudos e prática para tornar-se qualificado para formar e liderar um coven.
Em muitos grupos, novos candidatos não podem ser iniciados sem o consentimento de todos os seus membros.

Nenhum comentário: