quarta-feira, 15 de junho de 2011

Wicca e a Evolução


Estava lendo alguns textos acerca de evolução espiritual.  Alguns desses textos são ecléticos, ou seja, foram escritos por não-iniciados.  Neles percebo a distância que existe entre esse pensamento, formado de opiniões diversas, e a verdadeira teologia de Wica.  Parece que estava lendo cristãos falando a respeito do seu Deus, de como ele é perfeito e de como criou o mundo.

Nunca vi, em nenhum ramo do paganismo, essa noção cristã de perfeição.  E olhem que Darwin destruiu essa concepção de um Deus perfeito e de um mundo perfeito.  A Igreja ficou com muito ódio de Darwin por isso,  devido ele ter destruído as raízes do conceito de perfeição.  Segundo os cristãos,  Deus é perfeito, o mundo é perfeito, você é perfeito e portanto quem precisa de evolução ?   Não há nenhuma necessidade de crescimento, porque como alguma coisa poderia ser melhor ?

Lendo alguns textos neo-wiccanos, percebi que as pessoas que os escreveram devem ter vindo do cristianismo, porque trouxeram esse conceito arcaico, ultrapassado e ignorante para a Wica.  Para esses pseudo pagãos,  não existe evolução porque a Deusa é perfeita e portanto tudo é perfeito.  Segundo essa gente, o mundo é o corpo da Deusa.  O mais engraçado, é que dentro dessa linha de pensamento a única coisa que pode ocorrer é um enorme sentimento de frustração e de culpa.  Essa idéia não pode transformar ninguém, porque é a idéia mais egoísta que eu já vi depois do cristianismo.

Qualquer idéia de perfeição o joga para o amanhã, para o futuro. Você sabe que não é perfeito, você não pode ser perfeito agora.  Então começa a trabalhar para encontrar a perfeição.  Mesmo porque, mesmo que alguém acredite nessa bobagem de que  “a Deusa é perfeita e que eu sou perfeito”,  sabe no íntimo que não é perfeito,  sabe que possui a feiúra dentro de si,  sabe que não tem nenhuma beleza interior.  Então tem que perseguir a perfeição e a projetar isso para o futuro.  

Eu nunca tinha lido tanta coisa esquisita, tanta bobagem sobre Wica antes. Algum tempo atrás, conversando com uma dessas auto-iniciadas,  fiquei chocado com esse conceito de “perfeição” cristão. Na verdade essa gente desconhece que o importante não é ser perfeito. O importante é ser total, e isso muito pouca gente é.  Totalidade não depende de nenhum futuro.  Você pode ser total agora mesmo:  está me lendo, então leia totalmente;  está me ouvindo, ouça totalmente.  Em qualquer lugar em que você esteja,  simplesmente esteja totalmente ali, e então o crescimento tem início. Crescimento só é possível quando você é imperfeito, nunca de outra maneira.

Não sei porque a mente humana tem tanta necessidade de imaginar a perfeição.  Todos os deuses inventados pelo homem são perfeitos, todos os santos, profetas, sacerdotes também. As escrituras os pintam como seres perfeitos, mas a única coisa que eles sabem fazer é condená-lo.  Qualquer coisa que angarie perfeição, servirá apenas para condená-lo.  Como se comparar com isso ?  Uma vez que o ser perfeito foi caracterizado,  você estará com um imenso problema.  A culpa começa a destruí-lo.  E essa Deusa inventada por cristãos que invadiram a Wica servirá para trazer frustração,  culpa.  Eu nunca tinha visto culpa no paganismo,  mas agora essa possibilidade se tornou realidade.

Seria tão bom se esses pseudo pagãos parassem de inventar,  de trazer conceitos cristãos para o paganismo !   Na verdade,  nenhum cientista, nenhum iniciado disse que os Deuses também estão evoluindo, mas eles estão. O criador e a criadora também estão evoluindo e nunca chegaremos ao ponto do mundo estagnar, parar, e alguém dizer:  “Pronto, agora tudo ficou perfeito”.

Para se falar a respeito da teologia de qualquer religião, é preciso ter estudado durante anos essa teologia.  Infelizmente,  esses não-iniciados não tem nenhum acesso ao BoS.  Tudo o que eles conhecem, ou veio de textos totalmente fragmentados ou através da própria invenção.  E nisso reside uma grande pobreza.  Em qualquer tipo de perfeccionismo existe a negação de tudo o que for humano e mundano.  Não adianta, perfeição não existe. Totalidade existe e é tudo o que qualquer sacerdote precisa ser.

Seja total em tudo que você fizer e sendo total você começará a compreender os processos que o tornaram um ser limitado,  frustrado,  infeliz.   Lembre-se,  crescimento é vida.

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente, essas pessoas que se dizem pagãos atrapalham bastante a vida dos verdadeiros pagãos.