quarta-feira, 15 de junho de 2011

O que é viver a vida no Sacerdócio


Viver a Vida de um Alto Sacerdote/Alta Sacerdotisa – O que isso significa para você ?

Umas poucas considerações aqui, e eu não quero pisar nos calos de ninguém.

Se você olhar as coisas de um contexto histórico,  na grande maioria das religiões pré-cristãs,  chamar alguém um sacerdote ou sacerdotisa, significa dedicar-se ao serviço da divindade do templo e então passar por um período de treinamento.  Até em um contexto moderno,  você pode imaginar alguém decidindo que tem o direito de chamar-se um Católico Romano ou sacerdote Ortodoxo ou um Rabi ?  Alguém pode simplesmente anunciar que é um sacerdote budista ?  Nós estamos para iniciar uma mulher que era Shinto.  Eu só posso imaginar a sua reação com alguém que venha comigo e afirme que leu um par de livros sobre Shinto e agora diga ser um sacerdote Shinto.  A mesma coisa acontece nas tradições de medicina nativas.  E acredite-me, dentro dessas comunidades tradicionais, não há nada mais desprezível do que pessoas que afirmam serem  “medicine men”  sem terem passado por um treinamento adequado.
Você deve ouvir o que é dito entre os Cheyenne sobre o companheiro que escreveu  THE SEVEN ARROWS OF WISDOM, por exemplo.  É a mesma coisa que os BTW (British Traditional Wica) dizem sobre os fraudnerianos.
Por que nós devemos (e eu estou incluindo Wica como parte da vasta comunidade Neo-pagã aqui) aceitar esse tipo de coisa ?  Nós ficamos tensos com impostores, mas nós os toleramos e até pedimos desculpas para justificar seu comportamento.  Minha Alta Sacerdotisa e eu encontramos certa vez uma mulher que se dizia auto-iniciada e estava ofendida porque nós não queríamos convidá-la para comparecer à iniciação de um dos nossos estudantes.

Qualquer um pode devotar-se ou dedicar-se ao culto de uma deidade.
Mas servir como seu sacerdote ou sacerdotisa requer treinamento em seus rituais.  Você não pode aprender a respeito mais do que, pela leitura, pode aprender a nadar, pilotar um avião,  pilotar um navio,  lutar com uma espada ou fazer amor.  Isso requer treinamento com alguém que foi treinado nos rituais apropriados.

Sim,  isso representa um problema com neo-pagãos tentando “reconstruir” os rituais de determinados deuses.  Nesse caso,  talvez um pouco de humildade seja necessária.  Como um exemplo:  Eu tenho estudado artes marciais por muitos anos.  Isso inclui Aikido e Karate,  tanto quanto estilos de espada renascentista, esgrima moderna,  arte no arco e flecha,  lança,  faca,  rifle e pistola.  Eu tenho treinado marinheiros em pequenos grupos táticos como parte de uma força de defesa marítima.  Eu posso chamar-me um arqueiro.  Eu ainda hesito em chamar-me de espadachim,  embora eu possa considerar-me hábil no uso da espada.  O que eu não posso é considerar-me um artista marcial.  Eu sou um estudante de artes marciais.  Minha Alta Sacerdotisa é faixa preta em Karate.  Também ela se considera uma estudante de artes marciais.

Agora,  eu posso me chamar um Wiccano e especificamente um Alto Sacerdote Gardneriano.  Por que ?  Porque eu tenho feito o trabalho exigido.  Eu fui iniciado e avancei através dos graus até o 3*,  e eu tenho servido como Alto Sacerdote de um Coven por mais de uma década.

O ponto que eu estou tentando mostrar,  é que a menos que você tenha sido treinado (e sim,  isso pode incluir um Coven eclético) para ser um sacerdote ou sacerdotisa de uma deidade particular ou um grupo de deidades,  é muita presunção chamar-se sacerdote.

Francamente eu penso o mesmo de alguém que se chama  “bruxo”  só porque leu alguns livros.  Entre os  Tsalagi  (Cherokee)  mesmo alguém iniciado na medicina é ensinado a não chamar-se de  “medicine man”  ou  “medicine woman”.  Ele pode até dizer que sabe alguma coisa sobre isso.  Quando os outros respeitarem a sua sabedoria naquela área,  serão eles que começarão a chamar você de “medicine man”.

Agora eu estou certo de que isso provavelmente ofendeu um bom número de pessoas com senso de denominação e auto-importância, mas antes que alguém responda, eu sugiro que tomem algum tempo para pensar sobre o que eu disse.  Por que é tão importante para você chamar-se de sacerdote/sacerdotisa ou bruxo ?   Você está seguro de que isso não é para aumentar sua própria auto-valorização ou para impressionar aqueles que estão em volta ?  Não será possível que  devoto da Deidade X, Y ou Z não é uma descrição mais correta do que você é ou está fazendo?

Gawain

Nenhum comentário: