quarta-feira, 15 de junho de 2011

Segredo na Arte Conteporanea


Talvez o tema do que seja “segredo” na Arte Gardneriana Contemporânea, precise ser revisado sem idéias pré-concebidas.  Decidir o que Era segredo,  PORQUE era segredo, e então o que precisa ser segredo AGORA.

Apesar das pessoas certamente serem bem-vindas para discordar de mim, da lista T.Rospo e minhas próprias pesquisas eu vejo as idéias de Gardner do que é segredo possuírem quatro componentes:

a)  “Os Segredos da Arte”,  isto é,  a magia dos bruxos. Quando Gardner fala da “Arte” ele está, quase sem exceção, falando de magia e de técnicas mágicas. Isso inclui atos mágicos que estão inseridos como partes de um ritual e os que não estão. Observe que Gardner está querendo falar sobre o tipo de coisas que acontecem dentro da magia (elevando poder, usando um boneco), mas não como essas coisas são feitas ou usadas.   Também observe que Gardner não considera tudo o que acontece no círculo nem tudo nos livros dos bruxos como mágicos e portanto secretos.

Até aonde eu estou apto a falar das palavras de Gardner, ele acreditava que o propósito em manter essas coisas secretas é,  primeiro,  proteger o público do mau uso dessas técnicas,  e,  segundo,  proteger a Arte da inevitável reação que deve vir se o público for prejudicado pela magia dos bruxos, mesmo que os bruxos sejam inocentes.

Fonte:  Os juramentos.  Eles são os únicos segredos quebrados. Apesar do uso incorreto do termo “perjuro” para envolver todos os segredos da Wicca, todos os outros aparecem sob uma das outras três categorias.

b)  Proteção da Arte e de seus membros. Uma das nossas mais solenes obrigações nos proíbe de identificar outros bruxos sem sua permissão explícita, direta ou indiretamente (tal como revelar onde os encontros acontecem).

Acima estão as razões para que nossos encontros sejam mantidos em segredo. Eu poderia supor que Gardner podia muito bem ter concordado que se todos no círculo estivesse de acordo e todos os atos mágicos visíveis fossem removidos,  poderia ser permitido realizar um círculo wiccano em público!

Fonte:  As Leis da Arte. Isso nada tem a ver com juramentos, mas das Leis da Arte que são explícitas a respeito.

c)  Os nomes da Deusa e do Deus.  Gardner claramente ensinou que a Deusa e o Deus não querem seus nomes proferidos em vão.

Enquanto Gardner entrou pouco nesse raciocínio, exceto que isso é uma antiga prática,  eu creio que muitos de nós concordam que,  do ponto de vista oculto e psicológico,  que usar o nome sagrado sem reverência enfraquece esse nome para os cultuadores do Deus ou Deusa.

Por outro lado, muitos covens e linhas tem ido muito longe, tornando os nomes verdadeiros da Deusa e do Deus secretos,  conhecidos apenas pelos iniciados de 3* grau.  Eu não creio que fosse isso que os ensinamentos de Gardner pretendiam, porque isso tem o efeito de degradar os nomes da Deusa e do Deus a meras senhas.

Fonte:   Tradição oral e os escritos de Gardner.

d)  Tudo o que a sua HPs disse para você não revelar.

Várias vezes Gardner disse em seus livros que ele não podia revelar alguma coisa simplesmente porque ele fora informado a não fazer!  “Eu sou um humilde membro de um coven. Eu não sou um chefe ou líder de qualquer modo, e eu Tenho que fazer o que me dizem.”  De fato, muitos acreditam que Gardner só esteve apto a publicar Witchcraft Today depois de ter deixado o coven de New Forest e estar trabalhando com uma nova HPs,  Dafo.

Eu não creio que Gardner sentisse que uma HPs tivesse qualquer autoridade além do seu coven imediato.  Em Dancing with Witches de Lois Bourne, por exemplo, há uma parte na qual ela descobre algumas cartas de Dafo, exprimindo sua desaprovação de alguns novos iniciados de Gardner.  Gardner não parece se importar,  e isso me diz que  Dafo não era sua HPs há muito tempo e não tinha nenhum poder sobre ele.

Fonte:  Escritos de Gardner e as Leis da Arte.

Eu concordo que o assunto dos segredos na Arte seja revisado. Também, igualmente importante no meu ponto de vista é  “segredo para quem?”  Eu sinto que a proliferação de  “tradições”  e  “linhas”,  muitas recusando-se a falar com as outras sobre assuntos de “perjuro”  devido à questões de “validade”,  é um dos maiores obstáculos evitando o crescimento e o progresso da Arte Tradicional.  Muitos de nós estão tão presos em nossas políticas que raramente temos tempo para fazer o trabalho da deusa e do Deus!

Eu comentei o que eu acredito que Gardner manteve como segredos da Arte, e não temos autoridade de salvar os próprios deuses.

BB
Oakseer

Nenhum comentário: