quarta-feira, 15 de junho de 2011

Rituais Certos Na hora errada.


O caminho na Wicca é de transcendência gradual das fronteiras do ego que mantém nossa consciência separada da corrente universal, até que no 3* grau nós devamos ter alcançado a habilidade para fundir nossa consciência com o Universo e a corrente vital. Os três graus, parecidos com os graus da franco-maçonaria de Aprendiz, Companheiro e Mestre, representam um gradual envolvimento nesse processo.
No primeiro grau de Aprendiz nós somos recebidos na família do coven e aprendemos como elevar o poder de dentro de nós mesmos e a direcioná-lo. Quando tivermos dominado isso, simbolizado pelo conhecimento de nossos instrumentos, somos elevados ao segundo grau de Companheiro, no qual aprendemos a como dirigir a energia de todo o coven sob a orientação da HPS e do HP.  Quando nós dominamos a fundo e aprendemos como canalizar a Deusa e o Deus de Chifres diretamente, então estamos prontos para sermos elevados ao terceiro grau e sair para fundar nosso próprio coven...
De modo a ajudar-nos a quebrar corretamente o invólucro de nossos egos, Gerald Gardner – ou o coven de New Forest no qual ele aprendeu suas técnicas de bruxaria – nos legou três técnicas rituais que desafiam radicalmente as fronteiras do nosso ego:  ritual em nudez; cordas e açoite; e o GR.

Ritual em nudez nos força a retirar a máscara que criamos para nós mesmos com as roupas que usamos,  e nos mostrar para nossos companheiros de coven como nós realmente somos.  Quando praticada ao ar livre isso nos possibilita trocar energia com nosso meio ambiente por cada poro de nosso corpo;  e não só através do centro da coroa em nossa cabeça.  Banhos de sol em nudez também podem induzir um transe no qual nós transcendemos tempo e espaço por alguns breves instantes.

Cordas & Açoite no primeiro grau reduz o iniciado ao estado de desamparo similar ao do seu nascimento e assim fortalecer o sentimento de estar renascendo dentro da família do coven.  Um psicólogo americano estudou os rituais de iniciação em fraternidades e descobriu que os mais dolorosos e humilhantes que eles sejam, mais fortemente o novo iniciado se ligará à fraternidade e mais ele valorizará ser um membro.  Cordas & Açoite no início de cada lua cheia é destinado a purificar nossas mentes de pensamentos estranhos.  Não há nada como uma dor no traseiro para fazer alguém esquecer que não pagou sua conta de telefone, o projeto inacabado do escritório, ou uma votação próxima.  A Corda e Açoite prolongada na elevação de 2* grau é considerada hipnóticamente regular e rítmica, devendo induzir gradualmente no wiccano elevado um sentimento de sonolência levando a um estado alterado de consciência.

O GR na elevação de terceiro grau, deve envolver técnicas “tântricas” de retenção ou afastar o orgasmo, que podem impulsionar os dois participantes para um estado de consciência cósmica, no qual eles descobrem o poder de Eros para unir o Universo e não apenas eles como indivíduos.

Todos os covens que eu conheço e com os quais eu tenho me reunido, praticam rituais em nudez,  pelo menos dentro do círculo.  Gerald estava muito surpreso com o número de bruxos nos seus dias que deixavam a nudez para os círculos e não se juntavam a clubes naturistas ou aproveitavam os feriados em praias naturistas.  Mas a julgar pela popularidade das danças em nudez em volta de fogueiras após os rituais de meio do verão ou Lammas em encontros wiccanos,  poucos jovens ainda tem essa inibição.  E eu suspeito que é a nossa naturalidade com o corpo humano nu, junto com a importância que nós damos à Deusa em seu culto, que continua a tornar a Wicca o ramo mais popular do Paganismo para novos recrutas.

Mas Cordas & Açoite e o GR parecem muito radicais para muitos wiccanos contemporâneos !  Agora, eu poderia ser a última pessoa a recomendar a alguém para ir a um ritual que pudesse traumatizá-lo ou por em perigo seu casamento.  Novamente: rituais não são fins em si mesmos, mas meios para um fim: nesse caso a transcendência do ego e a habilidade para elevar o poder.  Vendas & amarração e o GR não são as únicas técnicas que podem alcançar isso:  cinco outras são listadas no BoS, que são mais brandas mas também mais lentas, e há muitas outras não listadas no BoS.  Então, se C&A e/ou o GR podem traumatizar você ou algum de seus iniciados, pule-os e tente uma ou mais das outras cinco técnicas.  Realizadas regularmente e com persistência cada uma delas ou uma combinação de todas levarão você ou seu iniciado ao objetivo.
Mas isso não é o que a maioria dos covens wiccanos que eu conheço tem feito nos últimos 40 anos, seguindo o mau exemplo fixado por não menos do que Gerald Gardner.  Diante de um candidato ao 3* grau relutante em realizar o GR com ele,  ele dizia:  “Não esquenta! Vamos fazer isso simbolicamente!”  E então, por 40 anos ou mais,  Cordas & Açoite tem sido substituídos por  Cordas & Cócegas no primeiro e segundo graus de iniciação e a purificação após o círculo ter sido aberto, e o “GR simbólico” em troca do real no terceiro. E os iniciados são levados a acreditar que eles tem cumprido as exigências da iniciação e dos graus apropriados.

Pelo menos na Inglaterra – e eu presumo que na maioria da Europa – nós ainda temos açoites com nove tiras de couro como instrumentos, que podem infligir dor real se manejados corretamente. Mas eu fui convidado uma vez de um coven americano na costa leste da tradição Gardneriana de Long Island, onde os “açoites” usados tinham tiras de seda com duas polegadas de comprimento.  Essa é a tradição Gardneriana que se recusou a reconhecer os iniciados de uma de suas HPS, que havia abolido Cordas & Açoite em todas as suas iniciações.

Minha objeção a essa diluição dos ordálios iniciatórios para um vago simbolismo de sua natureza real,  é que ela é totalmente ineficaz em atingir a desejada mudança de consciência.  O que você pode aprender ao ter seu traseiro gentilmente acariciado por um açoite de nove tiras de ceda,  além de um desenvolvimento do sentido de absurdo ?  E quanto você pode alcançar da consciência cósmica colocando um Athame dentro de uma taça ?   E pior, ao fazer com que o membro iniciado ou elevado acredite ter encontrado todas as exigências do seu grau,  isso os priva de todo o incentivo para tentar uma das técnicas mais lentas de transcendência do ego.  Como resultado, nós temos um número de HPS e HP que jogam seu ego não transcendido sobre seus covens e covens que desmoronam diante do primeiro choque de egos ou opiniões diferentes, porque seus membros nunca compartilharam devidamente dor ou êxtase!
Pior, ao continuar a realizar Cordas & Açoite e o GR em sua forma simbólica, nós adquirimos a questionável reputação de ser um culto sado-masoquista com nenhum sentido benéfico e espiritual.
O maior problema com realizar rituais simbolicamente é que isso é contagioso.  Muitos wiccanos se juntam a uma HPS em alguma colina ou floresta uma vez por ano para um ritual de cura da Terra e então pensam:  “Ok, eu tenho feito a minha parte pela Terra por este ano”,  e algumas vezes nem mesmo juntam seu lixo.
Trinta anos atrás, uma membro de um coven teve câncer no seio e estava se recuperando lentamente de uma intensa série de tratamentos de radioterapia. Em cada encontro do coven durante nove meses – que ela estava incapaz de comparecer – o coven realizou um ritual de cura para ela, mas com uma exceção,  nenhum deles lhe telefonou ou visitou nesse intervalo nos encontros, mesmo quando eles tinham negócios na cidade onde ela vivia.  Rituais devem elevar nossa consciência e nos tornar mais efetivos em interagir com a realidade mundana.  Muitos de nós os usam ao invés, como um substituto para ações e como uma fuga de um mundo imaginário.

Nenhum comentário: