quarta-feira, 15 de junho de 2011

Celebração de Candelários

Coruja 1954(um estudioso) escreve...


"Após a introspecção e recolhimento do Inverno, celebremos CANDELÁRIAS – o retorno da LUZ – que também é conhecida como Candlemas, Imbolc, Festival da Deusa Brigit, Groundhog Day, sendo na forma cristianizada a Festa de Purificação de Maria, consoante a tradição em que se celebra.

A título de curiosidade na Roma antiga celebrava-se Lupercalias, festividade que tinha como objectivo proteger os animais dos lobos.

Os festivais periódicos da Roda do Ano - Solstícios e Equinócios – são celebrações antigas, dos primórdios da humanidade. Como ainda hoje acontece, em algumas (poucas) civilizações espalhadas pelo mundo que seguem princípios antigos, eram e ainda são, o meio da comunidade se religar com a natureza. Durante milhares de anos os nossos ancestrais marcavam as estações com essas celebrações.

Os festivais periódicos cimentavam a coesão e uniam os clãs. Reuniam-se a intervalos regulares e direccionavam os seus apelos para as energias dos ciclos básicos da natureza – nascimento, vida, morte e renascimento em que todos se interligam – plantas animais e humanos.

Neste momento, a nossa ligação com a natureza encontra-se cada vez mais debilitada, chegando ao extremo de poucos se preocuparem com a poluição do ar que respiram e da agua que bebem, da destruição do próprio planeta, da extinção de espécies, desconhecendo completamente o significado dos festivais sazonais e perdendo a ligação com a terra e uns com os outros.

A recuperação dos festivais sazonais é muito mais do que um gesto simbólico. Será uma maneira de nos lembrarmos da ordem natural do planeta, a oportunidade de aumentar a nossa consciencialização sobre a natureza e a forma de a respeitar. É a celebração do retorno da Luz, os dias vão ficando mais longos e a Primavera está a chegar. É um festival de luzes onde cada um deve limpar o seu espaço, interior e exterior, e ilumina-lo com velas.

Desde as antigas civilizações até aos dias de hoje há o hábito de acender velas em todas as janelas. Acendam-se as velas ou candeias para incentivar o jovem Sol a trazer mais calor, dias a clarear cada vez mais cedo, o céu mais estrelado, e a vida a agitar-se sob a Terra.

É época de abençoar as sementes, de consagrar novos instrumentos de trabalho, assim como a iniciação de novos projectos, novos caminhos ou novas actividades.

Curiosidades

- Em alguns lugares da Grã-Bretanha e da Irlanda as pessoas amarram fitas ou pedaços de roupa nas árvores perto de antigas fontes sagradas pedindo para curar os seus males.

- No Imbolc cada luz da casa é acesa para iluminar o caminho do Sol. Por toda a Europa fazia-se procissões com tochas para purificar os campos que aguardam o plantio na Primavera que se aproxima.

- Na Irlanda eram colocadas cruzes solares em cima das portas para proteger o lar e seus habitantes. Eram de palha e representavam o olhar da Deusa vigiando e protegendo a casa.

- Em Portugal ainda no século passado se honrava Nossa Senhora das Candelárias sobre a influência Cristã mas limpando a casa com ervas e acendendo velas em todas as janelas e portas desde o pôr-do-sol.

- Era costume abençoar a terra com leite pedindo que as plantas nascessem férteis. Isto ainda pode ser feito no nosso jardim ou no espaço verde mais perto de nós. Tenha uma feliz celebração de Candelárias.

Aos seguidores das Antigas tradições abençoados sejam."

Nenhum comentário: